OAB/DF prestigia posse da Sociedade Brasileira de Previdência Social

Na última segunda-feira (24), representantes da OAB/DF prestigiaram a posse da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Previdência Social (SBPS), ocorrida em Brasília. A recém criada Sociedade é uma associação não governamental voltada ao estudo, pesquisa, informação e capacitação na área da Previdência Social.

O objetivo da SBPS é aperfeiçoar o sistema previdenciário e difundir informações, opiniões, estudos técnicos, dados estatísticos e financeiros, com vistas a estimular permanentemente o debate, a discussão e a reflexão sobre a Previdência Social. Fazem parte da sociedade advogados, economistas, médicos peritos, contadores e engenheiros.

Em seu discurso, o presidente da SBPS, José Pinto da Mota Filho, destacou que a Sociedade é um sonho antigo de inúmeros profissionais, especialmente professores e consultores na matéria, que vivenciam dia após dia a carência e a desinformação sobre um tema que é estratégico na vida e no planejamento profissional das pessoas.

“O momento em que surge a SBPS é propício ao debate. O cenário social e econômico que vivemos é ponto de partida para intensos debates legislativos sobre da Previdência Social, constituída pela Proposta de Emenda Constitucional – PEC 287, de 2016, proposta pelo Presidente da República, Michel Temer”, destacou José Pinto.

Segundo o presidente, a Sociedade vê com enorme preocupação diversos aspectos da PEC 287 e deverá produzir análises técnicas especificas sobre os diversos pontos em debate. “Não podemos, num contexto de crise econômica, instabilidade política, cristalizar no texto constitucional medidas que já seriam questionáveis se transitórias, ainda mais se duradouras. Mas somente o debate é que poderá orientar a tomada de uma posição técnica mais adensada”.

Para José Pinto, no caso da Previdência, interessa acima de tudo o bem estar social, a correta e abrangente cobertura dos riscos sociais, e o financiamento responsável das despesas daí decorrentes.

Representando o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, o conselheiro Marcelo Martins parabenizou a iniciativa e desejou êxito nos trabalhos. Também esteve presente a conselheira Fernanda Gonzalez.

Confira os membros da diretoria:
José Pinto da Mota Filho, diretor presidente
André Luiz Moro Bittencourt, diretor vice-presidente executivo;
Carolina Hernandes Grassi, diretora acadêmica;
Tarsila Otaviano da Costa, diretora financeira;
Maria Beatriz Fernandes Branco, diretora administrativa;
Analia Dos Santos Silva, diretora de organização;
Meire Lúcia Gomes Monteiro Mota Coelha, diretora de Relações Institucionais.