“Sejam ousados. O exercício da advocacia exige de todos coragem” – Paulo Castelo Branco

“Seja ousado. Ousadia, disposição e coragem são fundamentais para o exercício da advocacia. Vocês, ao chegarem até aqui para receber a Carteira da Ordem, já são vencedores”, disse o paraninfo Paulo Castelo Branco durante seu discurso na solenidade de entrega das carteiras a 72 novos advogados, na manhã desta terça-feira (6), na sede da Seccional, em Brasília. “Recomendo que todos aqueles que sejam convocados para prestar uma função pública aceitem o desafio. Fui Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e, depois dos meus filhos, foi a melhor decisão que tomei na vida. Desejo a vocês muito boa sorte. Tenham coragem”, salientou.

O advogado mais jovem do país, Mateus Costa Ribeiro, orador da turma, falou sobre despretígio pelo qual as instituições jurídicas encontram-se na atualidade. “Que esse prestígio seja por nós restabelecido ao nível que o Brasil merece. Em especial, cabe a nós restaurar a credibilidade do sistema judicial brasileiro, o qual integramos. Isso apenas pode ser feito através do trabalho honesto e, acima de tudo, consciente de que as decisões cotidianas que tomamos impactam o nosso destino compartilhado enquanto nação”. Ele ainda pontuou que “a missão pública da advocacia é tornar mais céleres os processos, é aumentar a qualidade das decisões judiciais, é servir fielmente os clientes pacificando o conflito que o aflige”.

O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, parabenizou os novos advogados que, a partir de agora, começam uma nova etapa de suas vidas. “Estejam cientes, desde já, de que suas responsabilidades são bem maiores. Sejam engajados com suas causas, com seus clientes”, ponderou. Costa Couto também falou que “os ex adversus não são inimigos, mas colegas de trabalho que litigam pela parte contrária. “Trate-os com respeito, ética e admiração”.

Também compuseram a mesa o diretor-tesoureiro, Antonio Alves; o conselheiro Federal Severino Cajazeiras; os conselheiros Seccionais Antonio Rodrigo Machado de Sousa, Cristiane Damasceno Britto, Denise Rodrigues Pinheiro, Liliana Marquez, Leandro Daroit, Lucia Bessa, Marcone Guimarães Vieira, Mariana Prado, Renata Viana e Antonio Gilvan Netois;a diretora da CAA/DF, Daniela Caetano; os presidentes das Subseções de Ceilândia, Edmilson Francisco de Menezes; do Gama e Santa Maria, Amaury Santos de Andrade; e de São Sebastião, Valcides José; a secretária-geral adjunta da Subseção do Núcleo Bandeirante, Nilvania do Prado; a vice-presidente e o secretário-geral do Conselho Jovem, Marcela Furst e Emanuel Sales; a presidente da Comissão de Direito Tributário da Subseção de Samambaia e Recanto das Emas, Valquiria Durães; e a diretora social da Associação dos Advogados Trabalhistas, Clay Costa.