Serviços públicos do DF podem sofrer paralisação nesta terça-feira (26)

Brasília, 25/05/2015 – Os usuários dos serviços públicos do Distrito Federal devem ficar atentos nesta terça-feira (26), pois podem enfrentar dificuldades no atendimento em postos de saúde, hospitais, postos do Detran, escolas e outros setores.

Pelo menos 33 categorias profissionais prometem paralisação nos atendimentos para acompanhar o julgamento, pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), da ação que trata dos reajustes salariais previstos para este ano. O julgamento começará às 14h.

Os funcionários públicos prometem acompanhar a sessão em frente ao Palácio do Buriti a partir de 13h. A mobilização deve reunir integrantes de 19 sindicatos, 17 associações de classe e 30 mil servidores públicos do DF, segundo estimativas feitas pela imprensa.

Em 2013, o governo local sancionou leis concedendo reajustes a cerca de 150 mil servidores do GDF, mas o Ministério Público entrou na Justiça com uma Ação de Inconstitucionalidade pedindo a suspensão por entender que a gestão anterior não fez previsões orçamentárias para arcar com os gastos.