Solenidade de compromisso de novos advogados destaca importância das prerrogativas

Brasília, 26/05/15 – Em solenidade de compromisso de 90 novos advogados realizada nesta terça-feira (26) na sede da OAB/DF, o paraninfo da turma, Everardo Gueiros, destacou que as prerrogativas profissionais representam direitos da advocacia, e não privilégios, devendo por isso constituir bandeiras permanentes no exercício da defesa. “As prerrogativas devem ser encaradas também como um patrimônio da sociedade”, disse. A solenidade foi conduzida pelo vice-presidente da Seccional da OAB do Distrito Federal, Severino Cajazeiras.  Everardo

Everardo Gueiros, que já foi presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do DF (CAA/DF), conclamou os novos advogados a trabalharem com dedicação e foco, “pois tudo o que é feito com afinco produz frutos”. Para ele, a solenidade de compromisso opera uma transformação na vida do profissional, que deixa de ser bacharel e passa a assumir integralmente o exercício da advocacia. “As dúvidas, a partir deste momento, ficam para trás; agora é a hora das certezas”, disse.

Presente ao evento, o recém-reconduzido membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e membro vitalício da OAB/DF, Esdras Dantas de Souza, emocionou-se ao entregar a carteira à advogada Elizabeth Dantas, sua esposa e também ex-aluna do vice-presidente Severino Cajazeiras. “É uma nova fase para a vida de todos, mas não significa parar de estudar. Como a advocacia exige entender os problemas dos seus semelhantes, é preciso estudar muito, trabalhar muito”, afirmou.  Esdras com esposa

Como oradora dos compromissandos, a nova advogada Regiane Maria Borbosa lembrou em seu discurso as dificuldades enfrentadas pelos estudantes que precisam conciliar o trabalho com os estudos ao longo de cinco anos. “Chegar até aqui é uma conquista, pois tivemos de superar muitos obstáculos”, disse ela, acrescentando que essa luta deve servir de exemplo aos milhares de estudantes que continuam sonhando com o momento de receber a carteira da OAB. Citando Ruy Barbosa, patrono da advocacia, Regiane disse que o advogado deve seguir a trilha da ética e não ceder ante aos poderes.

Professor e bastante popular entre os novos advogados, o vice-presidente Severino Cajazeiras fez uma observação ante o auditório repleto de mulheres: o sexo feminino em breve deve liderar o número de advogados no exercício da profissão no Distrito Federal. “É um fato histórico que enaltece a luta das mulheres e seu papel cada vez mais importante nas carreiras jurídicas”, afirmou. Pediu, ainda, uma maior aproximação e participação dos novos advogados nas atividades desenvolvidas pela OAB/DF, destacando as experiências com o Escritório Modelo e os cursos de aperfeiçoamento oferecidos pela Escola Superior de Advocacia (ESA/DF).

Também tomaram parte da mesa o presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Camilo Noleto; a secretária-geral da CAA/DF, Elisabeth Leite Ribeiro; o presidente da Comissão de Estudos de Ética e membro da 5ª Turma do TED, Hamilton Amoras; o presidente da Comissão de Direito Administrativo, Elísio de Azevedo Freitas; o presidente da Comissão de Assuntos Regulatórios, Manoel Coelho Arruda Junior; a ex-conselheira federal Meire Lúcia Gomes Monteiro Mota Coelho; e o conselheiro da OAB/RJ, Cristiano Fonseca.

Abaixo, entrevista com a oradora da cerimônia: Regiane

Regiane Maria Barbosa

Por que você escolheu ser advogada? – Primeiramente porque era um sonho, que agora foi realizado. Mas eu escolhi ser advogada porque eu vejo a advocacia como um desafio, algo dinâmico e que requer estudo constante. E isso me motiva.

 Como você se vê profissionalmente daqui a 10 anos? – Talvez, no futuro, eu ingresse no funcionalismo público. Mas, no momento, eu quero advogar. Se realmente não for para o serviço público, com certeza estarei advogando.

Para você, qual é o papel da Ordem na sua jornada profissional? – Eu acredito que a casa é onde a gente pode ter confiança diante das dificuldades que vão surgir. Eu tenho a segurança que, quando eu precisar, vou encontrar respostas e apoio na OAB.

 

Comunicação Social – Jornalismo
Fotos: Valter Zica
OAB/DF