Solenidade de entrega de carteira destaca papel fundamental do advogado na administração da Justiça

Brasília, 9/10/2013 – Prometendo “exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a Justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídica”, 150 novos advogados receberam a carteira profissional, em duas solenidades, nesta quarta-feira (9/10), na OAB/DF. Participaram da solenidade a diretoria da Seccional, conselheiros, parentes e amigos.

O presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, recebeu os novos colegas de profissão. “Eu tenho procurado fazer das nossas entregas de carteira um momento mais especial, trazendo personalidades do mundo jurídico, pessoas que vivenciaram a advocacia em diversos momentos, para que possamos mostrar a vocês, novos colegas advogados, uma compreensão sobre o sentido do que é ser advogado”.

O orador da primeira turma, Alessandra Campos Pimentel, falou sobre como o Direito entrou na sua vida e o que aprendeu durante a faculdade. “Com o Direito passei a compreender o ideal de uma sociedade justa, igualitária, na qual almejei estar inserida como operadora do Direito, para lutar pelo respeito incondicional aos direitos fundamentais e aos princípios constitucionais da Justiça”.

entrega-carteiras-manha09-10-2013 122A procuradora-geral do Distrito Federal, Paola Aires Correa Lima, foi a paraninfa da primeira turma e, relembrando o caso Gideon V. Wainwrigth, acontecido na Suprema Corte Americana, falou sobre a importância do advogado. “Convido vocês a se inspirarem em Gideon que contra a força da inércia, da ignorância, do medo, do poder constituído insistiu em defender o seu direito fundamental de ser assistido em sua defesa por um advogado, como garantia essencial de um julgamento justo. Portanto, nunca se esqueçam de defender, não só o direito do seu cliente, mas também o direito do advogado, que se traduz em suas prerrogativas profissionais, porque sem elas jamais será possível um julgamento equilibrado e justo”.

Rafaella Ritondale Dantas, oradora da segunda turma, falou sobre os desafios da carreira. “São inúmeras as dificuldades que os advogados enfrentam no desempenho de suas funções, principalmente, no início da carreira. A primeira grande dificuldade é buscar o nosso lugar num mercado de trabalho competitivo, no qual se destacarão aqueles que demonstrarem maior qualificação profissional. Lembrem que a vida e os desafios do dia a dia irão exigir cada vez mais novo saberes, tudo isto dentro de diferentes contextos e ambientes dos mais diversos. Aprendam a amar e cultivar a advocacia, em toda sua plenitude, sempre tendo por escopo o bem comum e a paz social.

entrega-carteiras-tarde09-10-2013 054Em um discurso emocionado, o ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), José Simpliciano Fontes de Faria Fernandes, foi o paraninfo da segunda turma e falou sobre a emoção que sentiu quando seu filho recebeu a carteira de advogado. Simpliciano ressaltou também que “o advogado que exerce com amor essa profissão, terá a vocação de bem exercê-la”.

Os advogados iniciantes receberam, além da carteira profissional, o bóton de identificação, o Estatuto da Advocacia e da OAB, o Código de Ética e Disciplina, a Tabela de Honorários, o Cartão do Disque-Prerrogativas da OAB/DF e a Carteira de Benefícios da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAA/DF).

Carteira de benefícios

Com a Carteira de Benefícios da CAA/DF é possível usufruir de convênios em restaurantes, academias, agências de turismo entre outros. As empresas conveniadas oferecem serviços e vantagens, com descontos especiais aos advogados, que variam de 10% a 60%. Parceiros como Tam Viagens, Walmart, Kinoplex, Óptica Verona, Sony, Mackenzie, Hotel Nacional, Runway, Electrolux, Revista dos Tribunais, Kodak, Casa do Notebook, Porcão, Magras, Restaurante Francisco (Pátio Brasil), 5 à Sec e Glamour fazem parte da lista de conveniadas do Cartão de Benefícios. Para usufruir dos descontos é só apresentar a carteira de associado no ato da compra.

Quem ainda não possui o cartão, basta ligar no número 3347-0213 ou mandar e-mail para convê[email protected] e fazer a solicitação.

Reportagem – Priscila Gonçalves
Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF