Solenidades de entrega de carteiras destacam compromisso, respeito e prerrogativas

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal recebeu 213 novos advogados que prestaram o compromisso regimental em duas solenidades, na manhã desta quarta-feira (19/12), no auditório da Seccional. Francisco Caputo, presidente da OAB/DF, conduziu os trabalhos da última cerimônia de sua gestão afirmando que esse momento é um dos mais importantes para a Ordem, apesar de singelo, e aconselhou os novos colegas.

“Não se satisfaçam com menos que o máximo ao exercerem a profissão. Esse deve ser o compromisso com quem vai nos pagar os honorários pelo nosso trabalho. Atuem sempre com muita dedicação, ética e zelo no trato dos interesses que lhes são confiados, porque só assim pacificarão os conflitos sociais e ajudarão o Estado na distribuição da Justiça”, ressaltou Caputo.

Charleston Magalhães, orador da primeira turma, lembrou os colegas da importância de suas prerrogativas profissionais. Falou sobre respeito e persistência. “Na nossa profissão, estaremos em constante exercício de questionamento, seja na delegacia, no fórum, redigindo uma peça mesmo que de defesa, ou elaborando um parecer. E pela minha escassa experiência, ser questionador com educação é a chave não só do sucesso, mas da satisfação profissional. Educação também concretizada no respeito ao cliente, aos funcionários de todos os lugares por que passarmos, fará a diferença. O comportamento do advogado é vigiado 24 horas por dia, por todo mundo. A arrogância e a falta de educação tornam nosso caminho muito mais difícil”.

O conselheiro seccional Rodrigo Freitas Rodrigues Alves foi o paraninfo das turmas e disse que é necessário um arejamento da mentalidade jurídica. “Isso só se dará com uma maior participação dos advogados iniciantes, recém-saídos do mundo acadêmico, com as mentes fervilhando de ideias e questionamentos. Ousar é a palavra. Buscar mais propostas, mais saídas, mais alternativas para serem desenvolvidas, aperfeiçoadas e amplamente debatidas resultará na melhoria da qualidade da prestação de serviços advocatícios à sociedade, e assim estaremos contribuindo para o fortalecimento de nossa instituição”.

As solenidades foram acompanhadas por toda a diretoria da Seccional, juízes, procuradores, conselheiros, familiares e amigos. Os novos advogados receberam, além da carteira profissional, o bóton de identificação, a Cartilha de Prerrogativas e a Cartilha de Apoio ao Advogado Iniciante.

Reportagem – Priscila Gonçalves

Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF