TJDFT inaugura mais um CEJUSC no DF

Brasília, 18/05/2015 – O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) inaugurou na última sexta-feira (15) mais um CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania, no Fórum Desembargador Juscelino José Ribeiro, localizado em Sobradinho. O programa de estímulo a mediação e a conciliação começou a ser implementado em 2002 e, desde então, surgiram seis centros. O CEJUSC de Sobradinho contará com dois servidores, seis estagiários e doze voluntários.

Segundo o presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, o CEJUSC representa uma evolução de longos séculos. “Hoje nós temos uma Justiça voltada para antes do conflito, antes mesmo do ajuizamento da ação. A conciliação, sem dúvida, é a melhor forma de resolver os atritos”. O presidente ressaltou que em um ano foram triplicados os centros.

1Representando a Seccional, o secretário adjunto Juliano Costa Couto relatou que o CEJUSC presta um auxílio fundamental. “O incremento dos meios de promoção de conciliação e resultados amigáveis na Justiça contribuem muito para o exercício da jurisdição, e continua sendo imprescindível a participação e a contribuição dos advogados do Distrito Federal”, disse.

Segundo a secretária-geral da Subseção de Sobradinho, Luciana Meira, o centro de conciliação traz inúmeros benefícios para a sociedade e para os advogados. “Com a negociação e o acordo, há a diminuição das demandas, um desinchaço da máquina judicial”. Luciana ressaltou que os clientes também terão os casos solucionados em um prazo menor. “Nós vamos poder agilizar e dar respostas mais rápidas devido ao fato de não depender de um processo com rito ordinário ou sumário que seja”, disse.

3O conselheiro e presidente da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB/DF, Felipe Bayma, também esteve presente na inauguração. Segundo ele, a partir de hoje o tribunal passou a ter uma nova ótica, tentando minar os conflitos entre as partes antes até de efetivar uma ação judicialmente. “É de extrema importância que o advogado tenha consciência que ele tem um papel fundamental nessa nova ótica da jurisdição”, disse.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o presidente do TJDFT, o desembargador Getúlio de Moraes Oliveira; a primeira vice-presidente, desembargadora Carmelita Brasil; o segundo vice-presidente do Tribunal, Waldir Leôncio; o corregedor da justiça do DF, desembargador Romeu Gonzaga Neiva; o diretor do Fórum de Sobradinho, Marcelo Castelano; e a coordenadora do CEJUSC da cidade, Keila Alencar.

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF