Tribunal de Ética começa a fazer julgamentos virtuais

Com o objetivo de dar continuidade aos processos neste período de pandemia, o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/DF passou a fazer julgamentos por meio virtual. As primeiras sessões ocorreram na segunda-feira, quando se reuniram a 1ª e a 2ª turmas para analisarem seus processos em pauta. Ao longo da semana, outras turmas se reuniram em sessões de julgamentos: 5ª e 7ª turmas na quarta-feira (6/5); 6ª e 10ª turmas no dia seguinte; e 3ª e 9ª turmas nesta sexta-feira (8/5). 
 
Na segunda-feira (11/5), estão previstas para ocorrerem as sessões da 4ª e da 8ª turmas, fechando o ciclo de julgamentos do mês das dez turmas que compõem o TED/DF. Desde 16 de março, os prazos e sessões do Tribunal estavam suspensos, mas as execuções de pena vinham ocorrendo normalmente.
 
Com a adoção dos julgamentos virtuais pelo TED/DF, a OAB/DF passa a ter todas as suas reuniões regulares realizadas a distância neste período de pandemia do novo coronavírus. As sessões virtuais tiveram início em 30 de março, com as comissões. Na sequência, o Conselho Pleno, instância máxima deliberativa da Seccional, também passou a se reunir virtualmente para discutir inicialmente os temas relativos à pandemia. 
 
Em 14 de abril, foi realizada a primeira cerimônia virtual de recepção aos novos advogados e advogadas. De lá para cá, outras cinco solenidades de boas-vindas aos novatos já ocorreram. Após a cerimônia, os profissionais retiram a carteira da OAB/DF na Seccional por meio de um sistema de drive-thru, com agendamento, montado especialmente para atender à jovem advocacia.
 
As reuniões virtuais ocorrem por meio de uma plataforma de videoconferência, adquirida pela Seccional para dar continuidade aos trabalhos de forma segura para todos durante esta fase de necessário isolamento social. Com a retomada dos julgamentos do TED/DF, o Conselho Pleno também passará a julgar os processos éticos de sua pauta. 
 
Atendimento remoto
O atendimento da Seccional segue sendo feito por meio remoto. Os principais serviços oferecidos pela OAB/DF podem ser acessados por uma plataforma digital de serviços, que teve seu lançamento antecipado justamente para facilitar o cotidiano da advocacia neste período de pandemia. Saiba como a Seccional está funcionando atualmente.
 
 
 
Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob a supervisão de Ana Lúcia Moura)