Um ano para celebrar e transformar desafios em oportunidades

2020 traz consigo a celebração dos 60 anos de Brasília e da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB/DF). A capital federal estava sendo inaugurada e, poucas semanas depois, no dia 25 de maio, a Ordem desembarcou aqui para iniciar suas atividades em defesa da advocacia local e continuar seu trabalho em prol da sociedade e da democracia.

Seis décadas se passaram e a advocacia continua cada vez mais relevante junto à população, mas os desafios profissionais mudaram. O maior deles hoje é o mercado de trabalho. No ano passado, 3,6 mil novos advogados e advogadas começaram a atuar no Distrito Federal, onde há a maior concentração de profissionais da advocacia do país e mais de 30 faculdades de direito.

Somos cerca 46 mil advogados e advogadas atuando no setor público, nas empresas privadas, no terceiro setor ou no empreendedorismo. As novas tecnologias, as transformações culturais e a conjuntura econômica se misturam às novas áreas do conhecimento, aos novos nichos de atuação e às novas competências que passam a ser demandadas.

Pensando nos desafios impostos principalmente à jovem advocacia, reduzimos a anuidade nos primeiros cinco ano de inscrição e criamos iniciativas como o Carreiras OAB/DF, programa de mentoria e estágio supervisionado, com cursos e palestras. Para ajudar os profissionais a enfrentarem os desafios deste novo mercado criamos também o portal Vagas OAB/DF, que conecta escritórios a estudantes, bacharéis, advogados e advogadas; e o EasyJur, software gratuito de gestão operacional, administrativa e financeira para escritórios de advocacia.

Para facilitar o cotidiano de advogados e advogadas, ampliamos o convênio de serviços digitais com o INSS, simplificamos a emissão de CNPJ para as sociedades, criamos uma central de atendimento de serviços eletrônicos, viabilizamos o acesso à plataforma de pesquisa de jurisprudência da JusBrasil e começamos a transformar a OAB/DF em uma instituição plenamente digital.

Foram mudanças implementadas após uma ampla reforma administrativa. Reduzimos despesas, reorganizamos as atividades internas e chegamos ao final de 2019 com superávit orçamentário, mesmo tendo reduzido as anuidades para jovens advogados e advogadas. Fizemos mais com menos.

Dispomos hoje de 55 salas de apoio distribuídas por todo o DF, onde os profissionais podem receber clientes e utilizar diversos serviços. Nossa frota de vans ajuda no deslocamento dos advogados e advogadas garantindo conforto e menos preocupações com trânsito e estacionamento.

A Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF) já oferece mais de 800 convênios com descontos e uma série de benefícios para a advocacia e suas famílias. Por meio da CAADF, temos ampliado nossa atuação em prol do bem-estar dos advogados e advogadas, com campanhas de vacinação, prevenção contra o câncer, estímulo à prática de esportes, eventos culturais e de lazer, e a criação de um importante programa de atenção à saúde que oferecerá atendimento contínuo, preventivo e integral.

Com a Escola Superior de Advocacia do DF (ESA/DF), oferecemos 340 cursos a mais de 10 mil alunos em 2019 e acabamos de divulgar a programação do primeiro semestre de 2020. Com um corpo docente extremamente qualificado, oferecemos cursos voltados à colocação e recolocação profissional, para capacitação e aprimoramento em novos nichos de mercado, tudo isso com condições acessíveis e disponibilidade em todas as subseções.

São esses desafios que continuaremos enfrentando, como fizemos ao longo de 2019, para fortalecer e advocacia do Distrito Federal. Este ano nos convida a celebrar, pois nascemos e crescemos com Brasília, e nos convoca a encarar os desafios e transformá-los em oportunidades de crescimento. É isso que nos dedicaremos a fazer em 2020. Vamos juntos!