XVII ENJA: Perspectivas da Jovem Advocacia – As Caixas de Assistência e a Previdência Complementar para o Advogado

Hoje em dia, um dos principais braços de apoio à Jovem Advocacia tem sido as Caixas de Assistência do sistema OAB. Durante as palestras de Ricardo Peres, presidente da CAA/DF, e de Ezair Meurer, especialista em Direito Tributário, os jovens advogados receberam dicas de como usufruir dos convênios para montar o seu escritório de advocacia. O painel “Perspectivas da Jovem Advocacia: As Caixas de Assistência e a Previdência Complementar para o Advogado” também abordou previdência complementar, longevidade e como criar uma poupança previdenciária para suporte a determinados riscos.

O palestrante Ricardo Peres abordou os benefícios que a Caixa traz para os advogados. De acordo com ele, a CAA/DF foi criada para ajudar o advogado e sua família, inclusive nos momentos de crise. “Atuamos, hoje, pensando na economia, saúde, qualidade de vida, esporte, capacitação, aposentadoria e relacionamento do advogado. São vários convênios e iniciativas criados para vocês, advogados”, explicou. Por fim, Peres encorajou os jovens advogados a seguirem seus objetivos. “Vão em busca dos seus sonhos e participem do sistema OAB, assim ele fica mais forte e, consequentemente, a advocacia fortalecida também”.

O público também recebeu dicas sobre a melhor forma de criar uma poupança previdenciária para dar suporte aos riscos sociais básicos de sobrevivência, invalidez e morte para que possam manter seu padrão de vida e de sua família após o fim da fase laborativa. Esse assunto ficou a cargo de Ezair Meurer, que ressaltou a importância de os jovens advogados começarem, a partir de agora, a pensar em previdência e planejar o futuro.

“Pensar em previdência é pensar no futuro da vida de vocês. Temos muita dificuldade em quebrar esse paradigma de imediatismo presente na geração de vocês. O futuro depende daquilo que fazemos hoje, no presente. Meu objetivo aqui é conscientizar vocês e trazer essa reflexão para o hoje”, explicou Meurer.