Direito Sistêmico em pauta: presidente da Comissão concede entrevista à Rádio Justiça

Nesta quarta-feira (22/06), a presidente da Comissão de Direito Sistêmico da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Marcela Furst, concedeu entrevista à Rádio Justiça. Na ocasião, foram abordados os trabalhos, a atuação e os projetos da Comissão, com enfoque no método inovador do direito sistêmico como contribuição para a solução de conflitos dentro e fora do âmbito judiciário.

Para Marcela Furst, “o direito sistêmico é uma mudança de paradigmas, uma forma de entender o litígio na sua profundidade e buscar meios integrativos de resolução, de forma humanizada, envolvendo a empatia, a escuta ativa e a comunicação não violenta. O direito sistêmico envolve autoconhecimento e autorresponsabilidade das partes envolvidas”.

Na ocasião, a presidente da Comissão também destacou as vantagens de aplicar o direito sistêmico. “Os benefícios são inúmeros, dentre eles, a diminuição do número de demandas levadas ao judiciário e a resolução eficaz do problema em menos tempo.”

Marcela acrescenta que ainda há desconhecimento da área e, por isso, a Comissão busca levar a todos o seu conceito e seus métodos. “Muita gente ainda não sabe o que é o direito sistêmico. O trabalho da Comissão é exatamente levar este conhecimento para as pessoas, especialmente para os advogados e advogadas, para que todos percebam que a postura sistêmica de atuação traz mais benefícios para os clientes e para a atuação profissional”, conclui.

A reportagem contou também com a participação de outros membros da diretoria da Comissão de Direito Sistêmico: Pheulaine Vieira de Deus, secretária-geral e Raphaela Cortez, secretária-geral adjunta. O programa vai ao ar no sábado (25/06), às 14h10, na frequência 104,7 FM.

Comunicação OAB/DF