Diretoria da OAB/DF prestigia posse de advogado na presidência do Coddede

Brasília, 16/02/2012 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, prestigiou a cerimônia de posse do advogado Yure Gagarin Soares de Melo, nesta quinta-feira (16/02), como presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coddede). “Mais uma vez a Ordem está fazendo história aqui no Distrito Federal, porque um advogado que representa a nossa entidade no conselho, de maneira inédita assume a presidência desse importante órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania para apoiar e propor políticas públicas de auxílio às pessoas com deficiência”.

Caputo também parabenizou o trabalho extraordinário feito nesses dois anos à frente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “Desejo muito sucesso agora dirigindo esse importante órgão que cuida das pessoas portadoras de necessidades especiais aqui de Brasília”.

Yure Gagarin emocionou-se em seu discurso de posse ao falar sobre igualdade social. Ressaltou que o trabalho do Coddede não é fácil, porque as políticas públicas que são voltadas às pessoas com deficiência são políticas caras, exigem orçamento e especialidades. “A solução não é criar novas leis. Já temos muitas. Temos de fazer com que sejam efetivamente aplicadas. Tenho certeza absoluta de que todos nós, de braços dados, vamos fazer com que o Coddede seja valorizado, respeitado e que a dignidade aqui seja efetivamente vista”.

Também foram empossados a vice-presidente do conselho, Lourdes Cabral Piantino, e os 42 conselheiros, sendo 21 titulares e 21 suplentes. Após assinar o termo de posse, o deficiente visual Antônio Leitão, coordenador de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, destacou a atuação de Gagarin na Seccional. “Temos um membro da OAB bastante atuante, que é o Dr. Yure Melo. Através de nossa sugestão foi criada a Comissão de Apoio às Pessoas com Deficiência, que evoluiu e ganhou espaço. Estamos felizes! Essa posse é muito significativa para nós!”

A solenidade foi na sede do Coddede e contou com a presença de representantes da OAB/DF, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e de entidades representativas do setor.

Reportagem – Thayanne Braga
Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF