Diretoria da OAB/PI visita OAB/DF e se impressiona com a ESA

Brasília, 12/05/2011 – O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal, Francisco Caputo, reuniu-se nesta quinta-feira (12/05) com a diretoria da Seccional do Piauí e com o desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF) Kássio Marques Nunes. “Hoje é um dia bastante especial para a Ordem, porque recebemos a nossa Seccional ‘irmã’ do Piauí e o desembargador recém-nomeado pela presidente Dilma para ocupar a cadeira destinada ao Quinto Constitucional da Advocacia no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Ele tem o currículo e a capacidade pessoal e intelectual para fazer um belíssimo trabalho e honrar a advocacia”, ressaltou Caputo.

A diretoria da OAB/DF e conselheiros seccionais e federais também participaram da reunião. Durante a conversa, Caputo destacou os trabalhos sociais da Ordem, como cartilhas e projetos da OAB Solidária. “Em fevereiro, arrecadamos 17 toneladas de donativos para as vítimas das enchentes da região serrana do Rio de Janeiro”. O presidente aproveitou a ocasião para apresentar as instalações da Seccional. Logo depois, foi servido um almoço de confraternização.

“Agradecemos a gentileza de terem nos recebido aqui”, frisou o presidente da OAB/PI, Sigifroi Moreno Filho. “Viemos dar um abraço no presidente Caputo e em sua diretoria e agradecer o apoio que tivemos da OAB/DF. É importante essa aproximação entre as seccionais. Trocamos ideias, experiências e apresentamos nossos avanços no Piauí, permitindo uma interação e um envolvimento entre as OABs”.

O vice-presidente da OAB/PI, José Nunes Figueiredo, disse que foi a primeira vez que veio à Seccional do DF e que se encantou com a Escola Superior de Advocacia (ESA). “Estamos reformulando nossa Escola de Advocacia e muitas coisas boas que estão sendo feitas aqui vamos levar para o Piauí. Também esperamos a visita dos nossos colegas”.

O desembargador Kássio Marques é advogado militante há 15 anos, foi conselheiro seccional e federal, presidente de comissão e membro do Tribunal de Ética e Disciplina. “Conheço as dificuldades da advocacia e os pleitos institucionais. Sei que precisamos de um Judiciário mais célere, que responda com eficácia a ansiedade dos jurisdicionados”, destacou. Ele é o primeiro desembargador federal representando o Estado do Piauí.

O diretor tesoureiro da OAB Federal, Miguel Cançado, declarou: “Vejo uma sinergia de propósitos entre a seccional do DF e a do Piauí, que acabou resultando na escolha do desembargador Kássio. Agora ele passa a integrar o maior Tribunal Regional do Brasil, com abrangência sobre 14 Estados. Portanto, sucesso a ele, porque terá muito trabalho pela frente!”.

Reportagem: Thayanne Braga
Foto: Valter Zica
Assessoria de Comunicação – OAB/DF