Edifício-sede da OAB/DF se chamará Maurício Corrêa

Brasília, 1º/03/2012 – O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal decidiu por unanimidade, nesta quinta-feira (1º/03),

aprovar o nome de seu ex-presidente Maurício Corrêa para o edifício-sede, na 516 Norte.

“O nosso edifício foi idealizado e efetivado pelas mãos, pela cabeça, pelo esforço e pela coragem do nosso eterno presidente Maurício Corrêa. Faço a indicação de seu nome para este prédio amparado pelos ex-presidentes Francisco de Lacerda Neto e Amauri Serralvo e pelo ex-vice-presidente Maurício de Campos Bastos”, disse o presidente Francisco Caputo.

A história da OAB/DF está diretamente ligada à trajetória de Maurício Corrêa. Durante as comemorações do cinquentenário da entidade, em 2010, Corrêa proferiu a palestra de abertura emocionando os presentes. Na ocasião, o ex-presidente frisou três momentos importantes vividos dentro da Seccional.

O primeiro diz respeito à dificuldade imposta na construção do prédio da Ordem. “Não tínhamos dinheiro, o Estado não nos subsidiou, mesmo sendo um direito assegurado por lei, e a Terracap tinha má vontade em nos dar o terreno. Tivemos de pedir ajuda ao Senado e ao presidente Figueiredo”, descreveu.

O segundo momento relatado foi o 1º Encontro dos Advogados do Distrito Federal, que provocou a interdição do prédio da OAB/DF. Maurício Corrêa era o presidente quando a sede foi interditada, em 1983. “Não cedemos. Fizemos a reunião, e os militares interditaram o prédio. Como não abrimos mão do encontro, tivemos de sair de mãos dadas e cantando o Hino Nacional. Recusamo-nos a voltar. Só voltamos com a dignidade restabelecida”, relembrou Corrêa.

O terceiro momento foi o incêndio “criminoso” da sede, quando a Ordem perdeu a maior parte de seus arquivos. “Não tenho dúvida de ter sido vingança e uma perseguição estúpida dos militares”, garantiu Corrêa.

Maurício Corrêa faleceu no dia 17 de fevereiro. Foi senador, ministro da Justiça, presidente do Supremo Tribunal Federal e da OAB/DF.

Reportagem – Priscila Gonçalves
Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF