Em duas solenidades 112 novos advogados e advogadas recebem suas carteiras na OAB/DF

Nesta segunda-feira (05/10), 112 novos profissionais prestaram juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em duas cerimônias híbridas (presencial e com participações remotas) organizadas pela Seccional do Distrito Federal (OAB/DF).  Pela manhã, 55 novos advogados e advogadas juraram exercer a advocacia com ética e respeito às suas prerrogativas e à Constituição Federal. Na cerimônia da tarde, mais 57 profissionais repetiram o ato. O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., enfatizou a importância de aproveitar a caminhada que está começando agora. “Gostaria de cumprimentar de forma muito especial nossos novos colegas, sejam todos muito bem-vindos à nossa casa, a casa de vocês, a casa da advocacia do DF. Sintam-se todos abraçados”, disse Délio.

Evento da manhã

O paraninfo da turma foi o advogado e professor Francisco Fontenelle Carvalho, que compartilhou um pouco de sua experiência e ressaltou atributos essenciais aos novos profissionais da  advocacia. “Ser advogado é uma grande responsabilidade, e talvez vocês só tenham essa dimensão quando já estiverem com os cabelos brancos, assim parecidos com os meus. Quero agradecer à OAB/DF por essa grande honra de ser homenageado aqui nesse dia que é o mais importante de nossa carreira na advocacia. Poderia falar muitas histórias aqui de momentos bons, e outros nem tão bons assim, desses meus anos de profissão, mas prefiro exaltar a presença de vocês aqui hoje. É o sonho de vocês que se realiza hoje”, parabenizou Francisco.

O orador da turma, João Marcos Carvalho Pedra, falou do principal atributo da advocacia: servir ao próximo. “Queria agradecer por essa oportunidade de estar aqui representando meus colegas e junto de pessoas que nos inspiram. Ao nos tornarmos advogados e advogadas, muitas vezes não nos damos conta que temos o poder de mudar o mundo. Nossa função será a de defender um réu perante um júri, mas também pode ser o de atuar em causas ambientais, que impactarão a vida de muitas pessoas de uma região. A causa de um aposentado que precisa liberar seu benefício até questões eleitorais que dizem respeito a vida de todos os brasileiros”, discursou João Marcos. 

Para ver as fotos do evento da manhã clique aqui.

Veja na íntegra a solenidade da manhã clicando aqui.

Solenidade da tarde

O orador da turma, Marco Túlio de Teixeira Mamedio, falou da importância da advocacia e do caminho traçado por ele e seus colegas para atingirem o objetivo de se tornarem advogados e advogadas. “É uma emoção muito grande, é indescritível, é inenarrável estar aqui hoje recebendo essa carteira pela qual tanto lutamos e ao mesmo tempo representando meus colegas advogados e advogadas. Aprendemos que a advocacia não é uma profissão para covardes, agora só nos resta honrar essa máxima e ajudarmos nossa sociedade a ser mais justa, democrática e cada dia mais plural”, comemorou Marco Tulio.

A paraninfa foi a advogada e diretora de Comunicação do Núcleo Bandeirante, Pâmela de Oliveira e Silva, que falou do esforço e dificuldades que muitos têm que superar até a formatura, e depois até conseguirem passar no Exame da Ordem. “Dia cinco de outubro é sempre uma data especial para mim, se vivo estivesse, seria o dia de mais um aniversário de meu pai. E daí muitos devem se perguntar, quem era o meu pai? Um jurista renomado, um grande nome do direito? Não, aposto que assim como muitos aqui, eu fui a primeira da minha família a me formar e trazer um diploma para dentro de casa. Sem sobrenome, sem pais com formação acadêmica, sem indicações, mas com o coração cheio de vontade de mudar essa história. E estamos aqui hoje com essa missão, de não esperar a oportunidade perfeita, mas de criar as nossas oportunidades e fazermos a nossa história”, ressaltou Pâmela. 

Para ver a  solenidade da tarde, acesse aqui.

Aqui mais fotos da solenidade da tarde.

Fotos: Roberto Rodrigues
Texto: Comunicação OAB/DF