Em duas solenidades 122 novos advogados e advogadas recebem suas carteiras na OAB/DF

Nesta segunda-feira (26/09), 122 novos profissionais prestaram juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em duas cerimônias híbridas (presencial e com participações remotas) organizadas pela Seccional do Distrito Federal (OAB/DF). Pela manhã, 65 novos advogados e advogadas juraram exercer a advocacia com ética e respeito às suas prerrogativas e à Constituição Federal. Na cerimônia da tarde, mais 57 profissionais repetiram o ato. O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., deu as boas vindas aos novos colegas de profissão. “Estamos aqui para prestigiar todos vocês nossos novos colegas de advocacia. Sejam todos muito bem-vindos à nossa casa, que a partir de hoje também é a casa de vocês. Participem de nossas comissões e usufruam de tudo que o Sistema OAB/DF tem para oferecer neste início de caminhada. É para vocês e para que tenhamos uma advocacia cada vez mais forte, um país democrático e uma sociedade cada dia mais justa que trabalhamos”, disse Délio.

Evento da manhã

A oradora da turma, Loyanne Lemos, falou das dificuldades, mas também, do orgulho por conseguir cruzar todas as etapas até a tão sonhada carteira da OAB. “Finalmente podemos dizer: somos advogados! Abrir mão de coisas passageiras às vezes é doloroso, mas hoje podemos ver que valeu a pena, pois conseguimos. Espero que sejamos instrumentos das mudanças que desejamos, que façamos acontecer, sem nunca esquecer de onde viemos e onde queremos chegar”, comentou Loyanne.

O paraninfo da turma foi o advogado José Lapa da Rocha, que compartilhou um pouco de sua experiência e ressaltou atributos essenciais aos novos profissionais da  advocacia. “Como disse Ruy Barbosa, a profissão de advogado tem uma dignidade quase que sacerdotal. Tenho 81 anos e 50 de advocacia, e essa profissão é uma das mais belas de todas, e vocês iniciam hoje uma árdua, porém gratificante, caminhada. Parabéns!”, ensinou José Lapa.

Também participaram da solenidade a vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana; o secretário-geral da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira; o diretor-tesoureiro da OAB/DF, Rafael Martins; o secretário-geral da Caixa de Assistência dos Advogados (CAADF), Márcio de Souza Oliveira; o secretário-geral adjunto da Subseção de Planaltina, Fernando José Lapa da Rocha; a conselheira da OAB/DF, Ana Paula Menezes; a secretária-geral adjunta do Conselho Jovem da OAB/DF, Nauane Buriti; a membro do Conselho Jovem, Laura Freitas; o membro da Comissão de Ciências Criminais da OAB/DF, João Miranda Leal; o presidente da Comissão de Honorários da OAB/DF, Agmon Rocha; e o secretário-geral adjunto da Comissão de Honorários da OAB/DF, Wilson Bueno.

Solenidade da tarde

Por conta da falta do orador escolhido, dois jovens advogados dividiram a fala em nome dos formandos: Vitória e Leonardo. “Tenho certeza que esse será um dia que lembraremos para sempre. Buscaremos a partir de agora cumprir com todos os desígnios de nossa profissão, sempre dentro dos preceitos democráticos, em busca de uma vida mais justa, igualitária e próspera”, lembrou Vitória. “Queria agradecer a essa oportunidade e a todo o suporte que vem nos sendo dado pela OAB/DF e me colocar à disposição para também ajudar. O principal ensinamento do curso de direito talvez seja este: esteja sempre disponível, empático e fiel à garantia da justiça”, completou Leonardo.

A paraninfa, a advogada Tássia Prado, falou das várias vezes que pensou em desistir após não passar por diversas vezes no exame da Ordem, e na redenção que veio em forma de agradecimento. “Por muitas vezes pensei em desistir, mas resolvi tentar mais uma vez e finalmente passei. E então, um ano depois do dia que estive aqui recebendo minha carteira, uma cliente, a dona Ana, foi até minha casa com uma panela enorme de caldo verde. Ela queria agradecer por uma pequena causa que eu a representei, e então ela me disse: que bom que você é advogada, pois você salva vidas. Nesse dia tive a certeza que valeu a pensa, que eu jamais poderia ter desistido”, contou Tássia. 

Também participaram da solenidade a vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana; o secretário-geral da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira; a secretária-geral adjunta da OAB/DF, Roberta Queiroz; o diretor de Tecnologia e Inovação da OAB/DF, Fernando Abdala; a vice-presidente da CAADF, Maria Bernadete Teixeira; a presidente da Comissão de Direito Sistêmico, Marcela Fürst; o conselheiro jovem, Helder Leitão; a coordenadora do Grupo de Trabalho de Denúncias da Comissão de Direitos Humanos, Adriela Maturino; o membro da jovem advocacia, Igor de Sá Quaresma; e a ex-conselheira, Gisele Fleury. 

Veja na íntegra a solenidade da manhã aqui.

Para ver a  solenidade da tarde, acesse aqui.

Para ver as fotos do evento da manhã clique aqui, para a entrega de carteiras da tarde aqui.  

Fotos: Roberto Rodrigues
Texto: Euclides Bitelo – Comunicação OAB/DF