Em última solenidade do mês, OAB/DF dá boas-vindas a 19 novos profissionais do Direito

Na tarde desta quinta-feira (25/2), em última solenidade do mês, a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) recebeu em seus quadros mais 19 novos advogados e novas advogadas. Os profissionais foram recepcionados presencialmente e virtualmente por membros da diretoria da Ordem, conselheiros e membros de comissões em cerimônia conduzida pela vice-presidente da OAB/DF, Cristiane Damasceno.

Representando a turma de formandos, Jefferson Santana Silva destacou que o caminho até o momento não foi fácil. “Todos que estamos aqui fomos escolhidos pelo Direito e sabemos das barreiras imensas que enfrentamos. Foram momentos de renúncias que culminaram na busca de algo maior, ser advogado. Sem dúvidas tudo valeu a pena para que recebêssemos a tão sonhada carteira”, afirmou.

Aos novos colegas de profissão, Jefferson Silva desejou muito êxito. “Desejo a todos sucesso e que nós possamos cumprir nosso mister com dignidade e justiça, pautando a nossa atuação de maneira ética, justa e honesta. E que não nos desviemos do nosso compromisso constitucional de nos mantermos indispensáveis à administração da justiça. Tenho certeza que daqui sairão grandes advogados e advogadas e nos encontraremos nos tribunais da vida com muito trabalho”, acrescentou o orador.

Bem-vindos à OAB/DF

Apadrinhar os novos profissionais ficou a encargo do juiz assistente do gabinete da presidência do TJDFT, Márcio Evangelista, que relembrou seu momento ao receber a carteira há 26 anos e deixou uma palavra de encorajamento. “O caminho até aqui, de tantos anos de profissão, não foi fácil e, para encontrar espaço de atuação, a dica que dou é que estejam sempre se atualizando, trabalhando duro, estudando e atuando, principalmente, com ética”, afirmou.

Segundo o paraninfo, a “nobreza desta profissão não deve ser esquecida”. Recomendou: “não se esqueçam dos necessitados”. Ainda disse: “Desejo que vocês tenham aspirações e que pensem grande, mas que exerçam a advocacia pro bono. Parabenizo a todos, pois estão a trilhar um novo caminho. Desejo que combatam o bom combate com perseverança, honra e sabedoria, que Deus os abençoe.”

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., ressaltou que a Ordem está de portas abertas aos novos profissionais. “Sejam bem-vindos e considerem essa Casa como a de vocês. Sintam-se à vontade para participar de tudo o que oferecemos para a advocacia e para a sociedade. Somos uma Casa em que defendemos, antes de tudo, a democracia, então, contem sempre conosco em qualquer hora do dia ou da noite. Sintam-se abraçados e sejam felizes acima de tudo”, pontuou.

Para a vice-presidente da OAB/DF, Cristiane Damasceno, participar de uma solenidade de entrega de carteiras é um momento único. “Para mim, é sempre uma emoção muito grande conduzir uma entrega por um motivo muito simples, este é o início de uma nova vida. Não importa o que falem, o que vai definir você como um bom profissional são três coisas: competência técnica, ética e perseverança, que é a constância”, destacou.

Como exemplo de persistência, Cristiane homenageou a nova advogada Edme Maria de Oliveira Scucato, que é a mais idosa de todos os presentes na solenidade. “Ela é uma senhora! É uma fonte de inspiração! Edme tinha o sonho de ser advogada e nunca desistiu desse sonho! Ela veio de uma época em que nós, mulheres, não tínhamos direito de falar, ocupar posições de poder, de ser juíza, procuradora e advogada, mas tudo isso não a impediu de chegar até aqui”, ressaltou sobre a história da advogada.

Para o futuro dos novos advogados e advogadas, a vice-presidente destaca a importância de ter objetivos. “Não deixem que as coisas da vida comecem a sufocar seus sonhos, sonhem grande, como bem disse o juiz Márcio. Para a gente sonhar alto, precisamos de tempo e paciência, só assim chegaremos lá. Então, a partir de agora, definam seus objetivos e sigam em frente”, concluiu Cristiane Damasceno.

Compuseram a mesa da solenidade o secretário-geral da OAB/DF, Márcio de Souza Oliveira; o presidente da Comissão de Seleção, Thiago Guimarães Pereira; a conselheira e vice-presidente da Comissão de Processo Civil, Lilian Fernanda Santos de Albuquerque; o presidente da Comissão de Prerrogativa, Rafael Teixeira Martins; a presidente da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer, Veranne Cristina Melo Magalhães; e a conselheira Lenda Tariana.

Confira a cerimônia completa no canal da OAB/DF no YouTube.

Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob a supervisão de Montserrat Bevilaqua)

Fotos: Valter Zica

Comunicação OAB/DF