Empreendedorismo na advocacia é tema de palestra promovida pela Subseção do Núcleo Bandeirante

Com o objetivo de qualificar a advocacia com dicas sobre empreendedorismo, a Subseção do Núcleo Bandeirante, por meio da sua diretoria e da Comissão da Advocacia Jovem e Iniciante, realizou uma imersão que contou com diversos palestrantes ao longo do dia 26/11, sorteios e café da manhã e da tarde.

A vice-presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Lenda Tariana, foi uma das palestrantes e abordou a empregabilidade na advocacia.

“Achei o evento maravilhoso e necessário. É muito importante promover o desenvolvimento da advocacia por meio das subseções, ofertando oportunidades como essa, na qual os advogados e advogadas encontram colegas vivenciando situações semelhantes e, por outro lado, ouvindo de profissionais mais experientes depoimentos, dicas e estratégias para se desenvolver no mercado. É uma troca valiosa. É a qualificação chegando para toda a advocacia! Não quero que esse projeto pare por aqui: vamos levar esse projeto para todas as subseções!”

O presidente da Subseção do Núcleo Bandeirante, Igor Teles, destaca que a ideia de promover uma imersão nessa temática nasceu a partir dos relatos que recebeu da advocacia durante as visitas para ouvir a Classe. “A maior dificuldade que os jovens advogados apresentavam era a de conseguir clientes. Percebemos que os mais experientes tinham outro problema: eram ‘engolidos' pelas demandas do escritório, o que os impedia de crescer. Daí veio a necessidade de proporcionar aos colegas qualificação sobre marketing, técnicas de venda, precificação, gestão, desenvolvimento pessoal e profissional, etc. A adesão e os feedbacks foram um sucesso.”

O presidente da Comissão da Advocacia Jovem e Iniciante da Subseção do Núcleo Bandeirante, Antonio Carvalho, explica que há uma demanda e isso se justifica pelo fato de não haver tanto investimento das faculdades de Direito no fomento ao empreendedorismo. “O curso é sempre voltado para a preparação do bacharel em Direito para serviço público. Contudo, a advocacia mudou muito nos últimos dez anos, percebe-se uma mudança de comportamento do advogado, principalmente, o iniciante. Hoje ele deseja abrir seu próprio escritório, mas conta com uma série de dúvidas e desafios.”

Antonio completa que a falta de noções mínimas de gestão, precificação de honorários e prospecção de clientes faz com que o profissional não consiga empreender. “Embora o escritório de advocacia não seja uma empresa como qualquer outra, é necessário que se tenha bons conhecimentos sobre administração, marketing, vendas, negociação, relacionamento com o cliente e noções de mercado. Tudo isso pode transformar o escritório em um negócio mais sustentável e bem-sucedido. Por isso, a necessidade da realização desse evento sobre empreendedorismo na advocacia.”

O evento contou com os seguintes palestrantes:

• Empregabilidade
Lenda Tariana
Vice-presidente da OAB/DF. Referência em Carreira na Advocacia.

• Técnicas de Vendas Aplicadas na Advocacia
Natasha Teles
Advogada. Empreendedora. Presidente da Comissão de Direito Previdenciário e Seguridade Social da Subseção do Núcleo Bandeirante.

• Relacionamento com o Cliente
Paulo Roque
Advogado. Jornalista. Professor e Escritor.

• Desenvolvimento Pessoal
Nathalia Toloi
Advogada. Master Coach pela Febracis e Florida Christian University.

• Imagem Pessoal
Phâmella de Oliveira Silva
Advogada. Presidente da Comissão de Advocacia Extrajudicial da Subseção do Núcleo Bandeirante.

• Posicionamento
Rafael Cliverson Baldow
CEO da Agência Zuric

• Precificação de honorários
Danilo Rinaldi
Advogado. Professor. Vice-presidente da Subseção do Gama e Santa Maria.

• Marketing Jurídico e Gestão
Ronan Santos
Fundador e CEO da SCS Marketing Jurídico, empresa com atuação no mercado jurídico digital desde 2020.


Confira mais fotos aqui e outros momentos marcantes do evento.


Comunicação OAB/DF