Enapa quer formalizar pacto “Unir para Cuidar”

Brasília, 29/05/2012 – A instituição Aconchego – de convivência familiar e comunitária – promoverá de 7 a 9 de junho o 17º Encontro Nacional de Apoio à Adoção (Enapa). A iniciativa visa à formalização de um pacto nacional denominado “Unir para cuidar”. O desafio é fazer com que as pessoas assumam um compromisso único para que todas as crianças e adolescentes possam ser chamados de filhos e filhas. O evento tem a parceria do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e da Secretaria de Direitos Humanos do Banco do Brasil.

A solenidade de abertura será no Auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, às 14h, seguida da Conferência “Unir para cuidar”, com o professor Leonardo Boff que abordará o tema “Crianças e Adolescentes e o Direito à Família”. Nos dias 8 e 9, o evento se realizará no Salão Azul do Hotel Nacional – SHS, Quadra 1, Bloco A – onde serão abordadas Políticas Públicas de Convivência Familiar e Comunitária, com oficinas sobre Adoção na Escola, Famílias Acolhedoras, Reintegração Familiar, Adoção Tardia, Violência Familiar Devolução na Adoção, Trabalhando com Famílias, e diversos outros temas.

A advocacia marcará presença no 17º Enapa com um debate sobre “Polêmicas Jurídicas” coordenado por Rubem Naves, advogado e professor da Faculdade de Direito da PUC/SP. Também participarão do debate a promotora de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude/MPDFT, Luisa de Marillac Xavier dos Passos Pantoja, o defensor público da Vara da Infância e Juventude do DF, Sergio Domingos, o desembargador do TJSP e professor de Direito da PUC/SP, Antônio Carlos Malheiros, e a advogada, diretora da Comissão Nacional para Infância e Juventude do IBDFAM e professora de Direito da UERJ, Tânia da Silva Pereira.

As inscrições podem ser feitas até quarta-feira (30/05) pelo site: www.aconchegodf.org.br/unirparacuidar

Demais informações: 3963-5049 3964-5048 ou [email protected]

Reportagem – Helena Cirineu

COmunicação Social – Jornalismo
OAB/DF