Encontro da Abracrim na OAB/DF reuniu especialistas em debate sobre Direito Penal

Oito especialistas discutiram ao longo desta sexta-feira (25/10) as questões atuais do Direito Penal dentro do II Encontro da Advocacia Criminal do Distrito Federal, realizado no auditório da OAB/DF. Organizado pela regional do Distrito Federal da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), o encontro permitiu a troca de experiências entre os profissionais de diferentes carreiras do Direito Penal e Processual Penal: polícia, membros do Ministério Público, magistrados, defensores públicos e advogados e advogadas. 

O advogado e membro da Abracrim do Rio de Janeiro, Técio Lins e Silva, inaugurou as palestras do encontro na noite de quinta-feira (24/10) ao discutir as mudanças na advocacia. “É uma alegria para nós recebê-los e interessante que este evento ocorra na data de hoje, quando o Supremo Tribunal Federal está decidindo a prisão após o julgamento em segunda instância”, comentou o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior, ao abrir o encontro. “Acredito que a Constituição Federal vai ser respeitada e espero que possamos concretizar a reafirmação das nossas garantias fundamentais”, disse.

O presidente da Abracrim nacional, Elias Mattar Assad, destacou a boa relação entre a entidade e a OAB/DF. “Somos aliados da Ordem na luta pela defesa das prerrogativas. Como diz Técio Lins e Silva, palestrante desta noite e nosso referencial na advocacia criminal, somos a muralha dos indomáveis”, afirmou, na mesa de abertura, em que estavam presentes também o vice presidente da Abracrim do Distrito Federal, Michel Saliba, o professor da ABDConst, Francisco Monteiro Rocha, e o ex-subprocurador da República, professor da UnB e membro da Abracrim, Henrique Fagundes Filho.

Entre os palestrantes Maíra Fernandes, advogada e vice-presidente da Abracrim do Rio de Janeiro; Karina Duarte, delegada da Polícia Civil; Alfredo Copetti, advogado; Marcus Vinícius Reis Bastos, juiz federal no Tribunal Regional Federal da 1ª Região; Marília Brambilla e Alexandre Queiroz, membros da Abracrim-DF; Alexandre Quintas, juiz militar; Vladmir Aras, procurador Regional da República no DF; Getúlio Humberto, conselheiro da OAB/DF; Ricardo Leite, juiz Federal no Tribunal Regional Federal da 1ª Região; Fernando Calmon, defensor público do Distrito Federal; e George Lopes Leite, desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

O pacote anticrime foi o tema da palestra de encerramento, ministrada por Patrícia Vanzolini, advogada e vice-presidente da Abracrim-SP.

 

Comunicação OAB/DF
Fotos: Valter Zica