ENCONTRO DE ADVOGADOS JOVENS DISCUTE EXAME DE ORDEM E PRERROGATIVAS

Brasília, 26/10/10 – Nas oficinas do 1º Encontro Regional dos Advogados Jovens, o presidente da Comissão de Estagio e Exame de Ordem da OAB/DF, Marcelo Jaime Ferreira, e o presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/DF, Fabiano Jantália, abordaram o Ensino Jurídico e Exame de Ordem, apresentando estatísticas e dicas aos estudantes de direito.

Segundo Marcelo Jaime Ferreira, o Exame de Ordem não é um instrumento de reserva de mercado, mas de proteção da sociedade. “O cidadão quando se dirige ao escritório de advocacia deve ter segurança de que será atendido por um profissional qualificado. Passem a ser defensores do Exame de Ordem, reflitam sobre isso, vocês não gostariam de ser atendidos por maus advogados”.

“Ética e Prerrogativas” foi o tema debatido pelo vice-presidente do Tribunal de Ética da OAB/DF, Lucas Rocha de Rezende, e pelo presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/DF, Sandoval Curado Jaime. Segundo Sandoval, o advogado não tem no curso jurídico nenhuma matéria sobre prerrogativas. “Aqui os novos advogados estão tendo a oportunidade de debater, sedimentar, conhecer ou relembrar as prerrogativas da classe”.

O especialista em Gestão da Qualidade e Gestão Empresarial, Silvio da Gama Barreto Viana Filho, tratou sobre o gerenciamento e administração de escritórios, ressaltando a parte mercadológica. O bacharel em direito Carlos Eduardo Pereira, que pretende abrir o seu próprio escritório, elogiou a oficina: “Foi esclarecedora, ele explicou muito bem o código de ética e a estrutura de um escritório”.

O presidente da Comissão do Advogado Jovem da OAB/MG, Bruno de Oliveira Castro, comemorou a realização do encontro. “Promove a valorização da advocacia, sobretudo do jovem e, por consequência, o fortalecimento da nossa classe”, ressaltou.

Thayanne Braga
Assessoria de Comunicação – OAB/DF