ENCONTRO DE CANDIDATOS NA OAB/DF FORTALECE A DEMOCRACIA

O segundo e último dia do encontro da OAB/DF com candidatos ao governo do Distrito Federal consolidou o objetivo da Ordem de contribuir para esclarecer o processo eleitoral de 2010. O presidente Francisco Caputo observou que foi muito positiva a participação de todos os candidatos, que compreenderam a importância do encontro para o fortalecimento da democracia. Os convidados desta quarta-feira (25/8) foram Toninho do PSOL, do Partido Socialismo e Liberdade, e Agnelo Queiroz, da coligação Um Novo Caminho.

“A Ordem agradece a todos os candidatos que estiveram aqui, pela forma gentil como atenderam ao nosso convite e pela forma objetiva e transparente com que expuseram seus planos de governo, permitindo que a sociedade faça uma escolha livre e consciente”, completou Caputo.

Os trabalhos do último encontro tiveram início com a exposição do candidato Toninho do PSOL. Antes disso, porém, o presidente Francisco Caputo quebrou o protocolo e passou a palavra ao candidato do Partido à Presidência da República, Plínio Arruda Sampaio, cujos trabalhos em prol da advocacia brasileira foram ressaltados por Caputo.

Com o início da exposição de seu plano de governo, Toninho ressaltou que o projeto do PSOL é de participação popular, com prestação rigorosa de contas ao contribuinte. Na área de transporte, destacou que uma das medidas a serem adotadas é a reativação da estatal TCB.

Nova quebra de protocolo antecedeu a participação do candidato Agnelo Queiroz. Desta vez, foi passada a palavra ao senador Cristovam Buarque, ex-governador da capital. Cristovam se manifestou brevemente sobre sua esperança de ver restabelecido o cenário político do DF e teceu elogios ao candidato de sua coligação.

Ao se pronunciar, Agnelo explicou os pontos principais de seu programa de governo, que propõe mudanças no atual modelo de gestão, que criticou como perdulário e ineficiente. Acrescentou que caso venha a assumir o governo do DF, ficará também no comando da Secretaria de Saúde para a adoção de medidas emergenciais.

Na entrevista coletiva que finalizou os trabalhos do encontro, os candidatos elogiaram a iniciativa da OAB/DF de disponibilizar espaço para a apresentação dos planos de governo. Segundo Toninho do PSOL “a ação foi positiva, especialmente partindo de uma entidade com a história e a tradição da OAB, que cumpre um papel fundamental no processo eleitoral ao dar esta contribuição para o esclarecimento do eleitor”.

A proposição do termo de compromisso pelo fim da violência contra mulheres e crianças também foi abordada na entrevista. Agnelo afirmou que as propostas do documento devem ser compromisso de toda a sociedade. “A violência contra a criança e a mulher deve ser enfrentada com políticas eficientes e determinadas, e o meu apoio é integral também como cidadão e pai de família”.

Ao final da coletiva, o presidente da OAB/DF ressaltou que a proposição do termo de compromisso será estendida a todos os candidatos a cargos eletivos do Distrito Federal.