Entrega de carteiras: A OAB/DF recebe novos 102 advogados e advogadas

Na última quinta-feira (17/11), 102 novos profissionais prestaram o juramento da Ordem em duas cerimônias organizadas pela Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF). Pela manhã, 49 prestaram o juramento da advocacia, e pela tarde outros 53 novos advogados e advogadas.

A vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, enfatizou a importância de valorizar o trabalho e a luta até conquistar a tão sonhada carteira da Ordem. “É importante valorizarmos a luta da conquista adquirida para chegar até aqui. Se você não fizer isso, ninguém fará por você e ninguém irá te valorizar. Cabe a nós provar nosso diferencial. A jornada de vocês até aqui foi para conquistar a carteira da OAB, foi de estudar para o Exame da Ordem e para ser aprovado, e agora vai começar um período de construção da carreira de vocês”, disse Lenda.

Evento da manhã

A oradora da turma, Caroline Taís Cordes de Sá, falou sobre a importância da advocacia como um ato de serviço. “Um advogado desempenha um papel essencial na proteção e na defesa de direitos fundamentais. A advocacia é verdadeiramente de serviço, serviço em prol daqueles que são por nós apresentados, em prol das pessoas e dos direitos em geral. Hoje nos tornamos advogados e advogadas, e com muito orgulho poderemos vivenciar na prática essa constituição. Meu primeiro chefe e eterno professor, ministro Celso de Mello, definiu o exercício da advocacia, quando feito com independência e sem indevidas restrições, como prática inestimável da liberdade. Deixo, então, meus parabéns aos novos e novas advogadas pela belíssima escolha da profissão, e os convido para que a desempenhem com compromisso e ética”, comentou Caroline.

Getúlio Humberto Barbosa de Sá, paraninfo da turma e pai da oradora, destacou o quão relevante é a árdua caminhada do advogado. “Na advocacia, nos dias de hoje, ela é persistência, resistência e principalmente vocação. Tem momentos que a advocacia vai colocá-los em situações delicadas, inclusive de ordem pessoal, interna e espiritual. Porém, tentem com o discernimento dado a vocês, separarem o joio do trigo, e atuarem com paixão na defesa de seus futuros clientes. Espero, sinceramente, que vocês tenham uma carreira de sucesso. Uma carreira que dêem a vocês, pessoalmente, motivos de alegria, de felicidade. Advocacia não é uma profissão fácil, mas é uma profissão que traz uma recompensa pessoal muito grande para quem a exerce”, completou o paraninfo.

Para ver as fotos do evento da manhã clique aqui.

Solenidade da tarde

Ricardo José Costa Flores, o orador da turma, expressou a importância de ter sonhos independentemente dos obstáculos. “Para todos nós que hoje recebemos a carteira de advogado e advogada, tenho a certeza que já valeu a pena essa longa jornada. O tempo e a experiência vieram para nos ensinar, ainda mais, sobre a relevância do Direito para a vivência humanista. Muito mais do saber técnico, utilitário e instrumental. Sigamos em um caminho transformador de sonhos em realidade. Pois estes, os sonhos, não envelhecem”, expressou.

“Nós, advogados e advogadas, somos os mais interessados na preservação do Estado Democrático de Direito, conforme vocês se comprometeram diante da presidência. Os novos advogados, sejam bem vindos à advocacia e saibam que com os senhores, nós nos tornamos muito mais fortes. Viva o advogado”, comemorou o paraninfo da cerimônia, o desembargador aposentado Edson Smaniotto.

Para ver as fotos do evento da tarde clique aqui.

Texto: Comunicação OAB/DF

Fotos: Roberto Rodrigues