ESA/DF obtém credenciamento no TJDFT para curso virtual de formação de mediadores judiciais

Na última sexta (8/4), a Escola Superior de Advocacia do Distrito Federal (ESA/DF) recebeu, do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (NUPEMEC), do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o certificado de credenciamento para a oferta de cursos on-line de formação de mediadores e de conciliadores judiciais.

Esse credenciamento permitirá que a ESA/DF, em parceria com o TJDFT, possa oferecer o seu primeiro curso on-line de formação de mediadores judiciais. Com isso, os formandos do curso da ESA/DF poderão se habilitar a trabalhar como mediadores no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasilia (Cejusc), do próprio TJDFT.

Para o professor Silvio de Jesus Pereira, presidente da Comissão de Métodos Adequados de Solução de Conflitos da OAB-DF, essa é uma importante conquista para a advocacia do DF, uma vez que, a partir de agora, a ESA/DF poderá contribuir para suprir uma grande lacuna no mercado de trabalho. Segundo o presidente da Comissão, ainda há pouco entendimento sobre a matéria tanto entre os profissionais da jovem advocacia quanto aos com mais experiência.

“Esta certificação vem em boa hora, pois traz mais instrumentos de trabalho para vencermos as dificuldades da pandemia e, sem dúvida, é uma conquista da luta e da vontade de realizar tanto dos membros da Comissão quanto da direção da ESA/DF”, disse o professor Silvio, homenageando em particular Miriam Brunet, presidente da Subcomissão de Mediação da OAB/DF, e Juliana da Silva Felipe, membro da Comissão de Métodos Adequados de Solução de Conflitos. “Elas muito se empenharam em obter essa certificação, ao lado do diretor da ESA/DF, Fabiano Jantalia, e suas equipes administrativa e acadêmica”.

O NUPEMEC é responsável por implantar e desenvolver a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesse no âmbito do TJDFT. Dentre as suas atribuições está incentivar ou promover capacitação, treinamento e atualização permanente de magistrados, servidores, conciliadores e mediadores nos métodos consensuais de solução de conflitos, seguindo as normas da Escola Nacional de Formação e aperfeiçoamento de Magistrado (Enfam).

O certificado encaminhado pelo Tribunal é um reconhecimento oficial de que a ESA/DF está preparada para ofertar esses cursos de acordo com as normas do NUPEMEC e da Enfam.

“O foco da ESA-DF tem sido a oferta de cursos que permitam novas frentes e oportunidades de atuação para a advocacia e esse curso é mais um resultado dessa abordagem que temos desenvolvido. Em breve, a advocacia do DF terá acesso ao mais completo curso on-line de formação de mediadores judiciais da capital”, afirmou o diretor-geral da ESA-DF, Fabiano Jantalia.

Comunicação OAB/DF