ESA realiza primeiro Curso de Capacitação de Novos Professores

Abertura do curso de professores da ESA 16-01-2016 088Começou na segunda-feira (16) o projeto piloto do “Curso de Capacitação de Novos Professores”. A OAB Jovem, em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA), iniciou o projeto que visa incentivar advogados iniciantes que desejam seguir carreira acadêmica. O objetivo é capacitar e desenvolver habilidades dos advogados do Distrito Federal para que eles possam atuar como professores da ESA/DF.

Marcela Furst Signori Prado, secretária-geral adjunta do Conselho Jovem da OAB/DF, foi a idealizadora do projeto e conta que esta primeira turma gera grande satisfação, não só para ela, mas também para o Conselho Jovem. A mentora do projeto explica que o Curso de Capacitação é inovador por qualificar o advogado de uma forma diferenciada, aliando teoria à prática. “Estamos muito animados para o futuro deste projeto. Da mesma forma que estamos ansiosos para ver como ele vai tocar e capacitar os jovens advogados em suas carreiras e em seus futuros”, disse.

Abertura do curso de professores da ESA 16-01-2016 049Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, esteve presente na aula inaugural do Curso de Capacitação. O presidente disse aos futuros professores que considera a ideia de criar o projeto jovem professor excelente, visto que a vida acadêmica agrega bastante na carreira. “Quando eu olho para traz e escolho um elemento que tenha tido a maior contundência no alcance da minha profissão, eu não titubeio em dizer que foi ter dado aula. Foi a vida acadêmica que me permitiu trilhar a minha carreira dentro da advocacia”, contou.

Fernando de Assis, professor da ESA e conselheiro da OAB/DF, esteve presente na abertura do curso e deu seu testemunho sobre a vida de professor. Assis contou aos jovens sobre os desafios e as belezas de lecionar. “Não existe salário no mundo que pague a satisfação, a graça e a alegria de ver seus alunos satisfeitos e em constante evolução”, disse.

A primeira aula foi do diretor da ESA/DF, Rodrigo Becker. O diretor conversou com os advogados sobre como ser um bom professor e quais características são mais importantes de se desenvolver para melhor atuar na profissão. “É muito importante e animador passar para os advogados que pretendem seguir a carreira de professor a visão que se tem de sala de aula e a felicidade que é lecionar”, conta.

Abertura do curso de professores da ESA 16-01-2016 036Um dos alunos desta primeira turma é Vinicius Fonseca, vice-presidente da Comissão de Consumidor. O jovem advogado conta que sempre teve vontade de repassar o conhecimento e que esta é uma ótima oportunidade para se capacitar e um dia se tornar um mestre. Fonseca acredita também que os conhecimentos adquiridos no curso podem ajudar muito aqueles que são novos no mercado de trabalho a se desenvolverem e se tornarem profissionais ainda melhores. ”É interessante que nós, jovens advogados, melhoremos através das aulas alguns quesitos como a oratória e a apresentação”, pontua.

Para a conclusão do curso todos os advogados, individualmente, ministrarão uma aula por eles planejada, a fim de serem avaliados quanto às suas habilidades acadêmicas.

Serão professores do Curso de Capacitação de Novos Professores Rodrigo Becker, Cristian Fetter, Tatiana Bueno, Raphael Anunciação, Alessandro Costa e Norberto Mazai. O curso, que começou na última segunda-feira (16), terá a duração de 7 dias e se encerrará na próxima terça-feira (24).