Escritas Negras: OAB/DF realiza lançamento do livro da advogada Juliana Souza

A Comissão de Igualdade Racial da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) junto com a Comissão de Relações Institucionais e Governamentais da OAB/DF realizam o lançamento do livro “Torrente Ancestral: Vidas Negras Importam?”, da advogada e ativista Juliana Souza. O lançamento do livro será transmitido hoje, 8 de outubro, às 19h, pelo canal da OAB/DF no Youtube.

O livro traz o histórico negro de enfrentamento das desigualdades resultantes do racismo estrutural, mesclando relatos da vivência da própria autora com fatos históricos e cotidianos, e convida a sociedade a refletir sobre as condições de vida e a existência da população negra no Brasil. A obra registra também o processo de apagamento da contribuição das pessoas negras para a construção da cultura brasileira. A autora aborda o racismo em seu livro trazendo a visão do Direito.

Sobre as dificuldades na elaboração da obra, Juliana relata que o maior desafio foi conseguir sintetizar um tema tão complexo como o racismo em poucas páginas.  “Foi um exercício tentar não tornar o texto em um texto jurídico e colocar em uma linguagem acessível para todas pessoas, uma linguagem que todas pessoas pudessem compreender com uma profundidade necessária.” 

Além da autora, o lançamento contará com a presença de convidadas para debater as pautas levantadas na obra. Estarão presentes a diretora do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, Ester Rufino, a advogada e mestranda em direito na UnB, Silvia Souza, e a advogada e criminóloga, Deise Benedito.

Clique aqui para mais informações sobre o evento e para acessar a transmissão do lançamento.

Comunicação OAB/DF