“Esperamos que aqui o advogado se sinta em casa”, diz Estefânia

Confira o discurso da presidente da OAB-DF, Estefânia Viveiros, na inauguração da Casa do Advogado, no último dia 23.
Durante a minha gestão, tive a oportunidade de inaugurar vários espaços, principalmente nos tribunais, destinados aos advogados. Quero ainda inaugurar muitos outros, ao lado de minha Diretoria e dos estimados presidentes de Subseções. Mas este, aqui, se reveste de um caráter especial. Sempre que vinha a Taguatinga, olhava, com um pouco de tristeza, para este prédio. No passado, foi idealizado pelo eminente presidente Esdras Dantas para funcionar a clínica Santo Ivo e oferecer serviços aos advogados que militam no Fórum. Infelizmente, para tristeza de todos nós, e acredito que principalmente do nosso ex-presidente, esse esforço não teve a continuidade merecida.

Ainda durante a nossa campanha, comprometi-me com os advogados de Taguatinga a recuperar o prédio e oferecer serviços de alto nível para que todos se orgulhem de sua classe. Por esse motivo, acatando sugestão do presidente Esdras, resolvemos batizar – ou, melhor: rebatizar o prédio – como “Casa do Advogado”. Porque esperamos que aqui o advogado se sinta em casa, que faça sugestões, que inove, que promova iniciativas voltadas para o interesse de toda a classe.

Mas nada disso seria possível sem a colaboração, a visão voltada para uma relação sempre harmoniosa com a advocacia, do presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador José Jeronymo Bezerra de Souza. Em nome de todos os advogados do Distrito Federal, e em meu nome pessoal, receba, senhor Presidente, nosso agradecimento por ter viabilizado o convênio de cooperação que resultou nesta importante obra.

Sempre que um Tribunal abre espaço para os advogados não está apenas facilitando a vida deste profissional. É importante lembrar que dentro do grande-guarda chuva da administração da Justiça, a alma do advogado se faz presente no juiz e no promotor, pois tanto um quanto o outro ingressam no mundo do exercício do Direito pelas portas generosas da advocacia, cumprindo, cada um, seus ritos de passagem, até retornarem, ao fim de suas missões especializadas, para a grande família da OAB.

Temos muitos planos para esta “Casa do Advogado”, mas, para iniciar, gostaria de anunciar que no dia 3 de outubro a OAB/DF estará oferecendo curso sobre o novo Código Civil, ministrado aqui mesmo, com professores do mais alto gabarito. E posso lhes prometer que isso é apenas o início. Em breve, outros cursos serão oferecidos. Enquanto isso, os advogados poderão dispor de um espaço nobre, dotado de infra-estrutura para trabalho, estudo, enfim, para que se sintam verdadeiramente em casa. Esta é uma razão mais do que justa para estarmos todos orgulhosos.