Estefânia Viveiros é empossada no IADF

Atualizada A presidente da OAB/DF, Estefânia Viveiros, foi empossada na noite desta segunda-feira (3) como acadêmica do Instituto dos Advogados do Distrito Federal (IADF), durante sessão solene do 39º aniversário da entidade. Outros 23 profissionais do Direito também tomaram posse, entre eles os ministros aposentados Fontes de Alencar e José Augusto Delgado, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“Quero expressar a minha satisfação em fazer parte deste momento tão dignificante para a carreira de um advogado, pois foi com muita honra que recebi o convite para fazer parte do IADF, uma instituição de tradição e de grande valor para a comunidade jurídica”, afirmou Estefânia Viveiros. Ela classificou o instituto como entidade mãe da advocacia.

A presidente da OAB/DF comentou o papel do instituto após a criação da OAB. “Se a Ordem surgiu para organizar e defender a classe advocatícia e atuar ativamente nas questões sociais brasileiras, o Instituto dos Advogados pôde retornar à sua atividade intelectual, solidificando-se como referência do pensamento jurídico nacional”, disse. Por fim, Estefânia fez referência à jurista Myrthes Gomes de Campos – primeira mulher a exercer a advocacia no Brasil e a fazer parte do Instituto dos Advogados Brasileiros.

Homenagens Durante a sessão, conduzida pelo professor Luiz Guerra, também foram homenageados juristas que se destacaram na defesa dos interesses da sociedade. Eles receberam a medalha Professor Goffredo da Silva Telles Junior, em reconhecimento ao principal responsável pela Carta aos Brasileiros (1977). O IADF também concedeu outra medalha comemorativa aos membros fundadores, honorários, beneméritos e diretores da entidade.

“Celebramos quase quatro décadas, é um momento que integra e sempre integrará o calendário cultural do nosso país”, afirmou o jurista Pedro Gordilho, em discurso em homenagem ao aniversário do IADF. “Somente a Justiça nos guiará a todos na nossa grandiosa jornada”, enfatizou Gordilho. Ele foi aplaudido de pé ao final da oratória.

O diretor do IADF, Leon Frejda Szklarowsky, discursou em homenagem ao professor Goffredo da Silva Telles Junior. “É uma perda irreparável o falecimento do nosso inesquecível mestre, deixa-nos pesaroso”, disse. Além dos citados, fizeram parte da mesa da cerimônia importantes juristas como Henrique Cláudio Maués, José Anchieta da Silva, Orlando de Aragão, Maria Odete Duque Bertasi, Pedro Gordilho, Roberto Rosas, José Alberto Couto Maciel, Amauri Serralvo, Sebastião Afonso, Raul Livino e Lincoln Magalhães da Rocha.