Exposição itinerante contra violência

Brasília, 15/08/2011 – A OAB/DF receberá no saguão principal de seu edifício-sede a exposição “Lembrar para não esquecer. Não esquecer para transformar – Um olhar sobre a vítima para resgatar o direito à vida”, que estará aberta ao público de segunda-feira (15/08) a sexta-feira (19/08). A mostra destina-se a chamar a atenção para o respeito aos direitos humanos e mobilizar a sociedade e o governo para a adoção de medidas de prevenção e combate à violência.

A exposição documenta esse quadro de epidemia em oito painéis duplos, quatro púlpitos e uma escultura confeccionada com projéteis de arma de fogo recolhidos em comunidades cariocas. Registra as lutas, as conquistas e as reivindicações dos familiares de vítimas, nos últimos 20 anos, por medidas de segurança e mudanças na legislação em busca de justiça e do fim da impunidade.

A escultura “Almas Aflitas”, do artista plástico carioca Valmir Vale, é composta por três estátuas representando uma família (um homem, uma mulher e uma criança), confeccionada com projéteis de armas de fogo deflagrados, recolhidos em comunidades do Rio de Janeiro. A escultura foi doada ao Senado Federal durante a Campanha do Desarmamento.

A exposição é realizada pelo Pró-Vítima, o Programa de Assistência Multidisciplinar a Vítimas de Violência, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal, a cargo da Subsecretaria de Proteção às Vítimas de Violência. São parceiros no evento a Associação de Familiares de Vítimas de Vigário Geral (Rio de Janeiro) e o Comitê Nacional de Vítimas de Violência – Convive, de Brasília.

Cronograma

22 de agosto: OAB-Nacional, Encontro dos Conselheiros Federais, DF
23 a 26 de agosto: Câmara dos Deputados, lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Vítimas de Violência.
29 de agosto a 02 de setembro: Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ)
05 a 09 de setembro: Câmara Legislativa do DF.

Reportagem – Priscila Gonçalves
Assessoria de Comunicação – OAB/DF