FAJ COMEMORA SEUS 25 ANOS

Brasília, 7/12/2010 – A Fundação de Assistência Judiciária (FAJ) comemorou seus 25 anos, no domingo (5/12), no Clube da OAB/DF. O vice-presidente da Seccional, Emens Pereira, parabenizou a Fundação, “é um presente de realização para cada um que está aqui hoje, para a diretoria e advogados do Distrito Federal”. Segundo o secretário-geral da OAB/DF, Lincoln de Oliveira, “o trabalho que vocês têm feito na FAJ é digno de orgulho para toda a nossa diretoria. Muito obrigado a todos”.

O presidente da FAJ, Paulo de Castro, avaliou positivamente a atual gestão: “Infelizmente a FAJ estava inerte. Mas a nossa equipe assumiu com muito entusiasmo, sabendo que teria um desafio pela frente. Já realizamos parte desse trabalho em 2010 e queremos, em 2011, dobrar o nosso trabalho, no sentido de abrirmos mais dois núcleos, para que a FAJ realmente atenda a população carente do DF”.

De acordo com a estagiária do Núcleo da FAJ de Sobradinho, Susy Gomes, estagiar na FAJ “é uma oportunidade de logo cedo termos contato com a prática. É uma experiência muito boa, vale a pena, recomendo para todos os alunos”. Susy relembrou o caso de um casal, “muito simpático, dizendo que queria se separar. Logo percebemos que ali tinha uma coisa errada. Conversamos e, por meio daquele diálogo, fizemos com que eles desistissem do divórcio. Posso dizer que o meu primeiro caso foi um fracasso para entrar com um processo, mas um sucesso, porque o casal se manteve unido”.

Participaram da confraternização conselheiros, advogados, estagiários, funcionários da FAJ e familiares. O advogado Almir Barutti atua na área criminal da Fundação, “prestamos o serviço de audiência e acompanhamento processual criminal para pessoas carentes aqui do DF. Nosso sistema funciona em regime de prontidão, a qualquer hora do dia nós podemos ser convocamos a prestar assistência jurídica aos mais necessitados. É muito gratificante!”

“Muita alegria, muita confraternização”, ressaltou a vice-presidente da FAJ, Lúcia Bessa. “O que nós fizemos nesse ano é pouco para o que a sociedade pode esperar da FAJ a partir dos próximos dois anos”. Segundo Bessa, uma das prioridades de 2011 é a prevenção e combate à violência contra a mulher e contra a criança. “A FAJ é doação. Quem quer trabalhar aqui tem de saber que é renúncia a muitas outras coisas. Mas também tem de saber que o retorno é muito grande, é o retorno de uma população carente, feliz e assistida”.

Thayanne

Braga
Assessoria de Comunicação – OAB/DF