FAJ INAUGURA NÚCLEO EM TAGUATINGA

A Fundação de Assistência Judiciária (FAJ) inaugurou, na quinta-feira (9/9), em Taguatinga, mais um núcleo para atender à comunidade carente. A unidade será operada em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB). As entidades assinaram convênio que une a FAJ e o Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade para a prestação de assistência aos que não têm condições financeiras de arcar com um advogado.

No novo núcleo, alunos e professores dispõem de 20 novos terminais de computadores. A estrutura instalada em cerca de 130 metros quadrados conta com recepção, sala de espera, banheiros e duas salas para a prestação dos serviços.

O Diretor Tesoureiro da OAB/DF, Raul Saboia, discursou em nome da Diretoria e lembrou a precária situação que a atual administração encontrou a FAJ. Elogiou o extraordinário trabalho desenvolvido pela diretoria da FAJ e afiançou que a OAB/DF não medirá esforços para recolocar a FAJ na posição de destaque que um dia já ostentou.

O presidente da FAJ, Paulo Roberto de Castro, destacou a importância da realização. “A sociedade pode esperar um atendimento comprometido com a qualidade e a eficiência, pois contamos com a colaboração de valorosos voluntários”.

O coordenador geral do Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica, Alexandre Henrique Leite Gomes, afirmou que “os alunos sairão daqui mais conscientes da responsabilidade que terão, seja como advogados, magistrados ou membros do Ministério Público. Tenho certeza que colheremos muitos frutos a partir deste convênio”.

O vice-presidente do centro acadêmico da faculdade de Direito da Católica, João Felipe Carvalho, acredita que a instalação do núcleo será proveitosa aos alunos. “Temos aqui uma frente maravilhosa para aprendizado. É um espaço moderno e bem estruturado”.

Para o advogado de Taguatinga Adriano Soares “a comunidade precisava de um centro como esse. A Defensoria Pública na cidade é bem atuante, porém, sobrecarregada. O núcleo veio para somar”.

A Fundação de Assistência Judiciária em Taguatinga funcionará atrás do Fórum da cidade, na Casa do Advogado. Este ano, a FAJ realizou 2 mil 113 atendimentos, contabilizados até o mês de agosto, em todas as unidades.