FAJ PROMOVE PALESTRA SOBRE SOLUÇÕES DE CONFLITOS

Para dar continuidade ao Ciclo de Palestras da FAJ, o Juiz do Trabalho Rogério Neiva se reuniu, na quinta-feira (26/8), com os alunos de direito da Faculdade Espam Projeção, de Sobradinho. Ele abordou o tema “Soluções de conflitos na Justiça do Trabalho”.

O juiz fez uma análise das formas de negociação competitiva e cooperativa. Segundo ele, um dos resultados da competitiva é a ausência de pacificação social. Já na cooperativa existe uma satisfação maior e um entendimento melhor das partes, que se veem como parceiras e não como adversárias.

De acordo com Rogério Neiva, a palestra envolve a temática da negociação e da gestão de conflitos numa perspectiva contemporânea. “A intenção é trabalhar os chamados paradigmas da negociação, e isso é fundamental, de modo que o estudante tenha a possibilidade de compreender que existem outros modelos de solução de conflitos, além dos tradicionais”. Para ele, o papel da FAJ é contribuir com uma nova visão de solução de conflitos.

Giovane Pasini Neto, vice-diretor da FAJ, ressaltou ser importante que os alunos visualizem o que vão encontrar na prática. “O juiz mostrou alto conhecimento de um tema que não é muito debatido nos cursos de Direito, principalmente ao demonstrar as mediações àqueles advogados que partirão para a labuta. Pra mim foi de grande valia”.

O estudante do 4º semestre de direito, Wellington Silva, elogiou os exemplos apresentados pelo palestrante e destacou o fato de já aprenderem sobre esse tema. “Pois nós vamos lidar com isso no nosso dia-a-dia, como futuros advogados. Espero que tanto o meu cliente como a pessoa que esteja no outro lado da mesa saia satisfeita, com seus conflitos resolvidos”.

Segundo o professor Fernando Feitosa, “a Espam Projeção tem orgulho de propagar essas palestras, pois apoiam o ensino jurídico e trazem aos nossos alunos a consciência de que o debate é necessário, é uma cultura que precisa ser perpetuada no meio jurídico”, concluiu.