Guará recebe Caravana de Prerrogativas

Nesta quarta-feira (7/8) foi a vez da subseção do Guará receber a Caravana de Prerrogativas da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF). Com o objetivo de sensibilizar os integrantes das carreiras jurídicas sobre os direitos de advogados e advogadas, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, membros da diretoria e da Comissão de Prerrogativas da seccional visitaram a subseção do Guará e a 4ª Delegacia de Polícia da região administrativa.

Na passagem pela subseção, que fica no Forúm do Guará do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT), a comitiva da OAB/DF foi recebida pela presidente da subseção, Flávia Marcelle Rodrigues, demais membros da diretoria e também pela juíza Zoni Siqueira Ferreira, do Juizado de Violência Doméstica.

A diretoria apresentou ao presidente da OAB/DF algumas necessidades da subseção, entre as quais o aumento do espaço e melhorias nos serviços, como a aquisição de mais computadores para atender os advogados e advogadas.

Foi tratada também a necessidade de implementação de um núcleo da Fundação de Assistência Judiciária (FAJ) e a criação da 2ª Vara Cível no Guará para suprir a grande demanda da subseção. Diante do pleito, a juíza Zoni Siqueira Ferreira disponibilizou uma sala para que as comissões da subseção possam se reunir.

A presidente Flávia Marcelle pontuou que a Caravana trouxe uma aproximação maior da seccional com as subseções e com o Judiciário. “A visita à nossa subseção foi extremamente enriquecedora. Conseguimos direcionar muitos processos e mostrar a realidade do advogado e da advogada do Guará. O presidente percebeu a necessidade e as particularidades da nossa subseção. Essa ação tem sido enaltecedora para a advocacia, nós temos ganhado muito com isso”, disse.

Presença do advogado
Na visita à 4ª Delegacia de Polícia, a OAB/DF foi bem recepcionada pelo delegado chefe, João Maciel Claro, e pelo delegado adjunto, Douglas Fernandes de Moura. Na reunião, a comitiva da seccional ressaltou a importância da parceria da advocacia com o poder público, sobretudo com a polícia.

“Achei muito importante a visita da Comissão da OAB/DF, pois estreita os laços entre os delegados de polícia, a ação policial e a ação dos advogados que, ao meu entender, deve ser conjunta. Os direitos dos presos devem ser preservados e isso só acontece com a presença do advogado na delegacia. O trabalho do advogado nos resguarda”, ressaltou João Maciel Claro.

“O objetivo é conscientizar e aproximar a advocacia dos demais poderes públicos. Ainda temos muitas subseções para visitar, mas já podemos perceber que essa ação de parceria é importante”, conclui Délio.

Campanha
Organizado pela diretoria da OAB/DF, em conjunto com a Comissão e a Procuradoria de Prerrogativas, a caravana vai percorrer os fóruns e delegacias das 12 subseções da seccional até o dia 22 de agosto. O propósito é o de defender prerrogativas e se aproximar do Judiciário e dos órgãos do poder público onde advogados e advogadas atuam.

Nesta quinta-feira (8/8), a caravana estará no Gama.

Confira abaixo o calendário de visitas:
12/8: Paranoá
13/8: Bandeirante e Riacho Fundo
14/8: Planaltina
15/8: São Sebastião
20/8: Sobradinho
21/8: Águas Claras
22/8: Brazlândia
24/8: Samambaia e Recanto das Emas

 

Comunicação OAB/DF
Texto: Natália Ribeiro
Fotos: Valter Zica