Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública é lançada no Senado

Brasília, 20/06/2012 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, participou do lançamento da Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública, na terça-feira (19/06), no Auditório Petrônio Portela, no Senado. O lançamento reuniu os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, além de representantes de entidades organizadas da sociedade civil, de universidades e de instituições privadas.

Caputo disse que o parlamento vive um dos momentos mais memoráveis. “Essa feliz iniciativa, de diversos partidos e parlamentares, capitaneada pelo deputado Luiz Pitman, do DF, deixa a sociedade orgulhosa de ver o Congresso Nacional voltando-se para sua grande vocação de pensar o Brasil, o Estado brasileiro, construindo ferramentas que promovem bem-estar, fortalecimento e desenvolvimento socioeconômico”.

A frente parlamentar tem o objetivo de desenvolver propostas para melhorar a eficiência da administração pública. Com a participação de mais de 200 parlamentares de diferentes partidos, o grupo pretende aproximar a sociedade dos poderes Executivo e Judiciário na elaboração de leis que contemplem o aprimoramento da gestão das políticas públicas. Além disso, a frente vai trabalhar para implementar mecanismos mais eficazes e transparentes para fortalecer a máquina administrativa e o controle dos recursos públicos.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto, afirmou que a frente parlamentar irá inaugurar uma nova cultura política no nosso país. “Eu falo emocionado, entusiasmado, honrado, agradecido por testemunhar o lançamento de uma frente parlamentar que vai inaugurar uma era de maiores cuidados para com a coisa pública, sob princípios constitucionais republicanos e democráticos, modificando não apenas comportamentos, mas nos modificando culturalmente”.

A frente é presidida pelo deputado federal Luiz Pitiman (PMDB-DF) e tem como vice-presidentes o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o senador Valdir Raupp (PMDB-RO). O grupo é composto por 11 coordenações setoriais e 27 representações estaduais. Os temas abordados são: reforma de Estado; profissionalização e meritocracia; educação; segurança; obras e transportes; inovação e tecnologia, assuntos federativos e saúde.

Pitiman prometeu levar aos poderes a visão do cidadão contribuinte, no que diz respeito à administração pública. “O principal consumidor da gestão pública está frustrado com a falta de gestão eficiente em saúde, educação. O Legislativo tem sido omisso nos últimos anos em relação a esse tema”.

Reportagem – Priscila Gonçalves

Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF