Ginástica laboral na OAB-DF comemora um ano

O Programa de Ginástica Laboral implementado pela presidente da OAB-DF, Estefânia Viveiros, completou um ano neste mês. Os funcionários da casa contam com a orientação de uma especialista durante o expediente. A

fisioterapeuta e uma estagiária percorrem os departamentos e realizam aulas de alongamento muscular. Segundo a responsável pelo programa, a fisioterapeuta Gabriela Dumoncel Martins, o principal objetivo é aumentar a qualidade de vida do funcionário. “Diminuir os problemas de saúde no trabalhador é sinônimo de aumento de produtividade na empresa. A ginástica gera melhoria nos fatores fisiológicos, psicológicos, sociais e empresariais”, explica a fisioterapeuta. Para 2006, as atividades estão em fase de reformulação. As mudanças visam atender às observações feitas durante as aulas e estar de acordo com o resultado da pesquisa de satisfação.

“Acho muito importante as pessoas participarem. A gente sai um pouco da frente do computador e volta renovada”, diz Amanda Lopes, funcionária da Secretaria da Presidência. Amanda trabalha há seis anos na OAB-DF e é a primeira vez que tem esse tipo de programa no local de trabalho. Letícia Vendramini, do departamento de Recursos Humanos, conta que há tempos não fazia a ginástica e voltou a sentir dores nas costas e tensão. “Foi só alongar e passou”, diz Letícia.

Em 2005, a Fisioterapia esteve presente em vários eventos da OAB-DF. Na I Semana de Saúde do Advogado, de 21 à 24 de junho de 2005, levou orientações aos advogados da Justiça Federal, TJDFT, TRT – 10ª Região e sede da OAB-DF. Já no I Seminário da Comissão da Mulher Advogada, em 15 de junho de 2005, a fisioterapeuta promoveu uma aula de alongamento com as participantes. Na I Corrida de Natal OAB-DF, em 17 de dezembro de 2005, os corredores também contaram com o suporte da Fisioterapia da OAB-DF.