Herilda Balduino recebe prêmio Rose Marie Muraro

Brasília, 16/12/2014 – A presidente da Comissão da Memória da Verdade da Seccional, a advogada Herilda Balduino, recebeu, nesta terça-feira (16), o Prêmio Rose Marie Muraro – Mulheres Feministas Históricas. O prêmio foi entregue pela ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, ministra Eleonora Menicucci. Representando o presidente da Seccional, o vice-presidente Severino Cajazeiras prestigiou o prêmio. Também esteve presente o ex-presidente do Conselho Federal da Ordem, Cezar Britto.

O histórico do feminismo na vida de Herilda teve início ainda na adolescência, em Pato de Minas/MG, cidade onde nasceu em 1931. Já naquela época começou a luta contra o preconceito e a discriminação contra as mulheres. Veio para Brasília cursar Direito e foi na cidade que viveu suas maiores experiências profissionais e políticas. “O prêmio me fez muito feliz, por remeter à figura da Rose Marie Muraro. A mulher que marcou e vai marcar por muitos anos uma mudança civilizatória. Nós mulheres somos a essência da mudança”, comemorou.

Ela diz que o grande desafio de hoje ainda é enfrentar a barbárie da violência contra as mulheres. Herilda também afirma que é preciso ressaltar o papel das juristas feministas para vencer essas condições e construir uma sociedade mais justa com as mulheres.

“Conquistamos muito. Nós chegamos em um século onde podemos nos reunir, fazer festa, discutir sem sermos chamadas de histéricas, de mulheres contra os homens. Aquele discurso tão antigo”, disse Herilda. “Esse prêmio é o maior que recebo na minha vida”.

Prêmio Rose Marie Muraro
O prêmio leva o nome da escritora Rose Marie Muraro, que ficou conhecida pela luta em favor da igualdade de direitos das mulheres e se notabilizou pelo trabalho como editora por mais de 15 anos na Editora Vozes. Além da militância pioneira no movimento feminista brasileira, Rose Marie Muraro também deixou uma vasta obra sobre o tema, a história e a filosofia.

O prêmio reconhece a contribuição efetiva das mulheres idosas para a construção de um Brasil com equidade de gênero. Visa recuperar, registrar e reconhecer as mulheres brasileiras que influenciaram na construção da cidadania feminina e da ampliação dos direitos humanos das mulheres.

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF