I Seminário de Saúde Pública do DF: Aspectos Bioéticos e Jurídicos

Brasília, 20/07/2011 – A Comissão de Bioética Biotecnologia e Biodireito da OAB/DF promoverá, de 16 a 18 de agosto, às 19h30, o I Seminário de Saúde Pública do DF: Aspectos Bioéticos e Jurídicos. “O objetivo é discutir os problemas que envolvem a saúde em Brasília e oferecer soluções”, frisou o presidente da Comissão, Antônio Marcos da Silva.

Os temas a serem abordados são: Judicialização da Saúde; Relação Profissional da Área de Saúde X Paciente – Repercussões Bioéticas e Jurídicas; e Comitês de Bioética Hospitalar. “Acreditamos que a solução para a humanização da saúde é a instalação dos Comitês de Bioética Hospitalar na Rede Pública do DF, que têm por finalidade refletir e oferecer respostas à atuação do profissional da saúde, gerando-lhe segurança quando da tomada de decisão, como no caso de necessidade de transfusão de sangue em Testemunhas de Jeová”, ressaltou Antônio Marcos. Segundo ele, o sistema já existe há vários anos em países desenvolvidos, como Estados Unidos e Japão e também na Europa. “Queremos instalar no Brasil, iniciando pelo DF”.

O evento será no auditório da Seccional e contará com a participação do Secretário de Saúde, Rafael Barbosa, além de representantes do Conselho Regional de Medicina e do CRM de São Paulo; do Conselho Regional de Enfermagem do DF; da OAB/DF; do Ministério Público do DF; do Poder Judiciário; da Presidência da República; da Sociedade Brasileira de Bioética do DF e de SP; do Conselho Federal de Medicina; da Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília e da Universidade Fluminense do RJ.

O público-alvo são profissionais da Saúde e do Direito e interessados no tema. Para se inscrever (clique aqui) e traga um agasalho ou cobertor a ser entregue na recepção. A doação será distribuída a instituições de caridade.

Reportagem – Thayanne Braga
Assessoria de Comunicação – OAB/DF