Inaugurado posto da FAJ na Subseção de Sobradinho

A população carente de Sobradinho terá mais facilidade no acesso ao Judiciário. A OAB/DF inaugurou nesta sexta-feira (14), na subseção local, um posto da Fundação de Assistência Judiciária (FAJ), braço social da Ordem. A fundação foi fundada em 1984 e tem como finalidade prestar atendimento jurídico gratuito à população carente que mora no Distrito Federal e que ganha até dois salários mínimos por mês. A solenidade de inauguração teve como anfitrião o presidente da Subseção de Sobradinho, Divino de Oliveira Sales. “Agora teremos condições de atender os menos privilegiados, aqueles que precisam de prestação jurisdicional e estão mais distante da Justiça”, ressaltou. O presidente da fundação, Joaquim Dutra, resumiu a missão da entidade: “Nosso objetivo maior é levar um pouco de justiça para aqueles que sequer sabem o que é isso”. A presidente da OAB/DF, Estefânia Viveiros, e o vice-presidente, Ibaneis Rocha, também manifestaram a preocupação social da Ordem dos Advogados do Brasil. “Buscamos ajudar os mais necessitados de forma gratuita, para alcançarmos cada vez mais a paz social e uma sociedade harmônica”, defendeu Estefânia. “É isso que a sociedade espera do advogado: seriedade, trabalho e compromisso com aqueles que precisam da gente”, ressaltou Rocha.

Convênio Em junho, a FAJ firmou convênio de prestação de serviços e intercâmbio cultural com as Faculdades Espam. O objetivo é fornecer atendimento jurídico gratuito à população carente de Sobradinho. Com o convênio, 40 alunos de Direito – a partir do 7º semestre – terão aulas de prática jurídica orientados por professores da faculdade e por coordenadores da fundação. Os estudantes terão a oportunidade de participar das ações assistenciais e de audiências no Fórum de Sobradinho, além de acompanharem casos junto às delegacias de polícia da região e utilizarem as instalações da FAJ na cidade.

Autoridades Além dos advogados citados, fizeram parte da mesa da cerimônia o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do DF, Marlúcio Bonfim, a presidente da mantenedora Espam, professora Regina Célia Savioli Martins, e o diretor da faculdade Espam, José Sergio de Jesus. Também compareceram advogados históricos de Sobradinho, como o deputado distrital Raad Massouh (DEM), os conselheiros André Macarini, Nicson Chagas, Mariana Prado de Garcia Queiroz Velho, Osmar Alves de Melo, Leon Frejda Szklarowsky e Leonardo Mundim, e o presidente da Subseção de Samambaia, Edison Cosme da Silva.