Inscrição de estagiários infla números da Comissão de Seleção

De janeiro a agosto deste ano, a Comissão de Seleção da OAB/DF deferiu um total de 2.298 processos com pedidos de inscrição na Seccional, cerca de dois terços dos quais referentes a pedidos de inscrição de estagiários. O crescimento na demanda de inscrições por parte dos estagiários é conseqüência da criação de novos cursos de Direito no Distrito Federal e do estágio obrigatório, explica o presidente da Comissão, Ismail Gomes.

Para concluir estes processos, foram necessários quase sete mil despachos (6.890, segundo o Relatório de Processos Despachados em 2004). O acompanhamento estatístico é mensal e corresponde a um esforço da Comissão no sentido de agilizar as inscrições de estagiários e de advogados.

Segundo Ismail Gomes, tem-se conseguido, em muitos casos, liberar as inscrições de estagiários em até sete dias. O prazo mínimo é estabelecido em função da publicação do edital, que leva cinco dias. Em relação às inscrições de advogados, o prazo é mais demorado em vista da complexidade do processo.