Inscritos na OAB/DF tomam posse como ministros do STJ

Brasília, 14/06/2011 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, esteve presente na terça-feira (14/06) à posse dos três novos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Antônio Carlos Ferreira, Ricardo Villas Boas Cueva e Sebastião Alves Júnior são os primeiros ministros nomeados pela presidente Dilma Rousseff para ocupar as cadeiras destinadas ao Quinto Constitucional da advocacia no STJ.

“A Ordem está felicíssima com essa posse tripla, porque todos os escolhidos são inscritos na OAB/DF. Eles terão a felicidade e a responsabilidade de representar a advocacia no STJ. Tenho certeza de que todos, com a capacidade intelectual e com as qualidades pessoais que possuem, desempenharão um papel extraordinário e ajudarão o STJ na difícil missão de distribuição da justiça e uniformização da jurisprudência nacional”, afirmou Caputo.

A ministra do STJ, Maria Thereza de Assis, contou que também foi indicada pelo Quinto Constitucional para ocupar a vaga de ministro. “Isso cumpre a Constituição e o papel que a OAB possui de ter os seus integrantes com suas experiências no STJ. Acho que essa experiência é muito rica, e o advogado pode contribuir para a realização da justiça”.

Advogados, conselheiros da OAB/DF e do Conselho Federal, autoridades, magistrados e convidados participaram da cerimônia. “Sentimo-nos muito honrados com a posse do nosso ex-integrante”, afirmou o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Fernando Furlan, ao homenagear o novo ministro Villas Boas Cueva, que atuou como conselheiro do Cade.

“Eles darão uma grande contribuição à Justiça brasileira”, frisou o presidente do STJ, ministro Ari Parglender. Segundo o procurador geral da República, Roberto Gurgel, “é um momento importante para o STJ a chegada de três experimentados juristas que trazem essa visão da advocacia. Essa mescla que nós temos entre juizes de carreira, advogados e membros do Ministério Público enriquece o órgão julgador pela multiplicidade de visões que tratam”.

Reportagem – Thayanne Braga
Foto – Valter Zica
Assessoria de Comunicação – OAB/DF