Jornal Coletivo: Professores deixam Anexo do Buriti

JURANA LOPES

Redação Jornal Coletivo

Grevistas ficaram no prédio até o início da tarde. Desocupação ocorreu após entidades garantirem reunião nesta tarde com o governo

Os professores da rede pública do Distrito Federal que ocupavam o sexto andar do Anexo do Palácio do Buriti deixaram o local, após mais de 24 horas. Isso ocorreu após a intervenção da OAB-DF, a UnB, a bancada parlamentar distrital e federal do DF, a CUT e a CNTE. Também a pedido dessas instituições, o GDF receberá, no fim da tarde de hoje, uma comissão formada pelas entidades e representantes do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), visando a restabelecer as negociações.

Cerca de 80 grevistas ocupavam a Secretaria de Planejamento desde a manhã de ontem. Eles passaram a madrugada sem energia e sem água, pois luz e água foram cortadas como medida para motivar a desocupação. A intenção do grupo era pressionar o governo a atender as reivindicações da categoria, que está em greve há 47 dias.

Diante do impasse, o governo local retirado todas as propostas apresentadas desde o início da greve, há 47 dias. Na nota, divulgada ontem à tarde, o GDF afirmou que a “ocupação é lamentável por sabotar o processo de diálogo”, que só será retomado após a desocupação da secretaria. Na nota, o governo disse ainda repudiar a ação do movimento e que a atitude não “ajuda em nada a retomada do ano letivo”.