Jovem advocacia conhece a OAB/DF em na primeira edição híbrida do Bem-Vindos

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou na tarde desta segunda-feira (08/08) mais uma edição do Projeto Bem-Vindos. O evento, idealizado pela diretora de Comunicação, Raquel Cândido, vem sendo realizado há três anos no formato on-line. No encontro a jovem advocacia é convidada a conhecer um pouco mais sobre os projetos, benefícios e apoio que aqueles que iniciam na profissão tem por parte da Ordem. “Quando pensamos nesse projeto, queríamos dar aos colegas as informações sobre a OAB/DF, apresentá-la e eliminar a sensação de “recebi a carteira da Ordem mas e agora? Esse tem sido um momento muito especial de acolhimento”, explicou Raquel.

Estrutura e acolhimento

Os jovens foram recebidos por diretores, conselheiros e membros da OAB/DF que explicaram o funcionamento e a estrutura ao qual advogados e advogadas do Distrito Federal podem usufruir. Entre eles a Escola Superior da Advocacia (ESA/DF), a Caixa de Assistência dos Advogados (CAADF), o Clube da Advocacia do Distrito Federal, além das modalidades de plano de saúde, vantagens e descontos, e o funcionamento de todo o Sistema OAB.

“O trabalho que realizamos é voluntário, sintam-se convidados a participarem de nossas Comissões Temáticas e de nossas reuniões. Aqui vocês irão criar inúmeros relacionamentos profissionais e pessoais, além de contribuírem para o fortalecimento da advocacia e auxiliando sociedade”, disse a vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana.

O secretário-geral da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira, ressaltou a importância da Ordem na vida dos profissionais da advocacia, principalmente dos mais jovens. “Aqui na OAB/DF vocês poderão contar com uma verdadeira rede de proteção e auxílio para este início de carreira. Contem conosco para crescerem como profissionais e como membros da comunidade. Por isso convidamos a todos para frequentarem nossos eventos e irem em busca das vantagens que nossos convênios e parceria podem trazer para vocês”, dialogou Paulo Maurício.

O mesmo sentimento foi compartilhado pela conselheira Flávia Guth, que ressaltou o fortalecimento dos laços e o crescimento profissional que é incentivado pela OAB/DF. Ela também falou do papel do conselheiro da OAB/DF. “A função mais importante relacionada ao trabalho do conselheiro é a responsabilidade no julgamento dos processos de sua competência. São casos complexos, que nos exigem extrema responsabilidade, atenção e seriedade do exercício da função de julgador, que assumimos quando sentamos à mesa do Conselho. Não é o lugar mais confortável em que o advogado se assenta, o que nos motiva a sermos extremamente rigorosos no atendimento das determinações da lei ao julgarmos casos de colegas de profissão”, lembrou Flávia.

Muitos benefícios

O presidente da ESA/DF, Rafael Freitas de Oliveira, pediu para que os novos colegas se informem para não perderem oportunidades e benefícios. “Preciso confessar que eu mesmo perdi alguns benefícios já, pois são muitos. Entrem nas redes sociais da OAB, da ESA/DF, da CAADF, para conhecer e ficarem por dentro de tudo aquilo que vocês passam a ter direito a partir de agora”, lembrou Rafael.

Na sequência, Fernando Abdala, Diretor de Tecnologia, falou sobre o mais recente projeto da área que será o e-mail corporativo do advogado, a ser lançado nos próximos dias, juntamente com o pacote de soluções virtuais de trabalho.

Sentadas no auditório duas jovens advogadas, Isabella Fonseca, com 25 anos de idade e dois de advocacia, e Viviam Alves da Silveira, 23 anos e que pegou sua carteira da OAB há apenas duas semanas, anotavam tudo que era dito e já pretendem usufruir das vantagens de pertencerem à advocacia e a OAB/DF. “Vir aqui só aumenta nosso orgulho de fazer parte de tudo isso, são muitas expectativas criadas quando pegamos a carteira, e hoje aqui tenho a certeza que a Ordem será um suporte importante para meu crescimento profissional”, expressou Isabella. “Não sabia que a OAB/DF oferece tantos benefícios e apoio para nós que estamos começando. Vou ficar de olho e aproveitar as oportunidades”, finalizou Viviam.

Em nome da advocacia jovem, a presidente do Conselho Jovem, Gabriela Freire, falou sobre a importância de agregar os jovens à OAB/DF tanto para auxiliar no seu início profissional, como para que os novos profissionais possam também dar sua contribuição para a advocacia e para a sociedade. “O Bem-Vindos tem essa importância por contribuir com aqueles que estão chegando agora na advocacia. O Conselho Jovem e a Comissão da Jovem Advocacia estão juntos nesse projeto para que possamos auxiliar os nossos novos colegas a crescermos juntos. Com isso cresce a advocacia e podemos fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam”, comentou Gabriela.

Veja aqui as fotos do evento.

Texto: Euclides Bitelo – Comunicação OAB/DF
Fotos: Roberto Rodrigues