Juristas europeus debaterão Sistema Federativo e Globalização em palestra no IDP

Brasília, 18/11/2011 – Na segunda-feira (21), a Escola de Direito do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) receberá professores da Europa para proferir palestra sobre “Sistemas Federativos e Globalização”. O evento acontecerá, a partir das 19 horas, no auditório da Escola, localizada na SGAS Quadra 607, Módulo 49, Via L2 Sul, em Brasília. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, pelo site: www.idp.edu.br.

Os palestrantes serão os doutores Fausto Vecchio, da Universidade di Enna, na Itália, e Francisco Balaguer Callejon e José Maria Porras Ramirez, ambos da Universidade de Granada, na Espanha. O evento conta com a parceria da Fundação Peter Häberle, que tem como presidente o doutor Balaguer, e será voltado para alunos, professores e operadores do Direito, que na oportunidade poderão contribuir com doação de alimentos não perecíveis ou materiais de limpeza.

Os participantes que desejarem fazer as doações com antecedência, poderão entregar no Departamento da Comunicação. Todo material arrecadado será doado à instituições de caridade, como já é prática da Escola ao longo do seu trabalho de extensão.

Antes da palestra, o professor doutor Balaguer participará, às 17h, de uma mesa redonda que pretende discutir “O Federalismo no Direito Comparado”. Com o apoio do Centro Acadêmico (C.A), o encontro será promovido para os alunos da graduação e, na ocasião, participarão, também, os estudantes do mestrado da Escola de Direito do IDP.

Para fundamentar o debate, todos os participantes da mesa redonda receberam, antecipadamente, o texto publicado no Brasil, do doutor Balaguer, intitulado “A divisão territorial do poder num contexto supranacional. O exemplo da Espanha na União Européia”.

Ainda na tarde do dia 21 de novembro, às 18h, o IDP firmará convênio com a Fundação Peter Häberle, cuja representação no Brasil é localizada no Instituto. O acordo permitirá o intercâmbio dos estudos e pesquisa na área jurídica.

Fonte: IDP