JusBrasil: OAB/DF se une ao CODDEDE em defesa da pessoa com deficiência

Extraído de: OAB – Distrito Federal – 10 de Fevereiro de 2012

Brasília, 10/02/2012 – O advogado Yure Gagarin Soares de Melo foi consagrado presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CODDEDE), na quinta-feira (09/02), para um mandato de três anos. A eleição de Gagarin se deu por unanimidade, com voto favorável dos 22 conselheiros 11 representantes da sociedade civil e 11 do Governo do Distrito Federal. “Esse resultado me confere grande responsabilidade, uma vez que os conselheiros, juntos, representam uma população em torno de 80 mil pessoas”.

O advogado atribui sua aclamação ao trabalho que desenvolve na OAB/DF há seis anos, intensificado desde 2010, quando assumiu a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Seccional do DF. Para o presidente Francisco Caputo, que acompanha o trabalho de Gagarin na área, o CODDEDE fez uma excelente escolha. “Ganha o governo e, principalmente, a sociedade civil, que luta pela garantia e o respeito à dignidade da pessoa com deficiência”.

A posse da nova diretoria do CODDEDE – órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania – será em 16 de fevereiro, às 15h, na Estação 114 Sul do Metrô, sede do Conselho. A vice-presidente eleita, Lourdes Cabral Piantino, revelou-se bastante otimista em trabalhar com Gagarin. “Eu já tinha uma referência muito positiva sobre a atuação dele. Estamos com um grupo muito forte, coeso e com disposição para trabalhar. Juntos, acho que vamos fazer um excelente trabalho”.

Acessibilidade

Sem histórico de pessoa com deficiência em sua família, Gagarin define sua atuação nessa área como desígnio de Deus. “É uma missão muito bela e muito nobre que realizo com muita honra”. À frente do CODDEDE pretende unificar forças entre a sociedade civil e o governo “para implementarmos políticas públicas de acessibilidade no Distrito Federal”.

Na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/DF, Gagarin vem desenvolvendo brilhante trabalho de mobilização e de conscientização social.
No último ano, foi responsável pela realização dos Jogos Paraolímpicos da OAB/DF, promoveu caminhadas e palestras, participou de julgamentos e da convenção da ONU sobre o tema. Seu trabalho na comissão lhe rendeu o prêmio Orgulho Autista Nacional, como pessoa destaque em 2011.

Representando a OAB/DF, atuou nas administrações regionais solicitando informações sobre projetos de acessibilidade em andamento. Também participou da Semana da Acessibilidade por ocasião das comemorações do Dia das Crianças e promoveu o Fórum de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva para Pessoas com Deficiência.

Na avaliação de Francisco Caputo, com Yure Gagarin na presidência do CODDEDE, o GDF sai na vanguarda, levando para a entidade um jovem empreendedor de políticas públicas de acessibilidade, com a experiência e a força da OAB/DF, “entidade ícone na garantia e na defesa das liberdades constitucionais”.

Compromisso

Acumulando as presidências da Comissão da OAB/DF e do CODDEDE, Gagarin reconhece a extensão de seu compromisso. “Além de defender os interesses dos deficientes dentro da Ordem, agora tenho o compromisso de defendê-los em todo o Distrito Federal, responsabilidade que será desempenhada com muito esforço, vontade e determinação”, reiterou Gagarin, que também acumula a função de coordenador da Fundação de Assistência Judiciária da OAB/DF.

O advogado atribui o êxito de seu trabalho na OAB/DF ao apoio do presidente Francisco Caputo e de toda a diretoria. Destaca ainda a contribuição dos membros da comissão, a exemplo do vice-presidente Cláudio Sampaio e do secretário executivo Pedro Beltrão.

Há 18 anos na advocacia, Yuri Gagarin é escritor, professor universitário e um eterno estudioso. Publicou duas obras com edições esgotadas: Recurso Especial no Processo Civil Brasileiro e As Novas Perspectivas do Direito Penal Brasileiro, ambas publicadas pela editora América Jurídica, além de produzir artigos e proferir várias palestras.

Reportagem – Helena Cirineu
Foto – Rebecca Omena
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF