Liberdade religiosa em debate na Seccional

Brasília, 8/4/2014 – A Comissão de Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Distrito Federal, promoveu, na última semana, na sede da OAB/DF, o primeiro debate com a comunidade sobre temas relativos à questão da liberdade de crença e culto e temas afins. O vice-presidente da comissão, Bernardo Pablo Sukiennik, disse que o debate teve três objetivos principais. “A apresentação da comissão à sociedade; iniciar um diálogo entre a comissão e a comunidade e finalmente ouvir os anseios relacionados à afirmação da laicidade do Estado e conhecer reivindicações quanto ao combate à intolerância religiosa”.

Mediaram o debate o presidente da Comissão de Liberdade Religiosa, José Weder Sampaio, o vice-presidente, Bernado Pablo, e o membro da Comissão, Marcelo Bulhões. O evento contou com a presença a população em geral, especialmente lideranças religiosas e representantes de fóruns e organismos envolvidos com a defesa da liberdade religiosa.

Em discussão, a política pública federal de promoção dos Direitos Humanos e Diversidade Religiosa, o combate à intolerância e defesa da laicidade, uso dos espaços públicos, símbolos religiosos e espaços públicos, mídia e religião e o crescimento dos casos de violências no DF.

Participaram da reunião a responsável nacional pela Assessoria de Direitos Humanos e Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Marga Janete Stroher; o Deputado Distrital Michel, presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa do DF, os Conselheiros da OAB/DF,Christiane Pantoja e Jackson di Domenico.