Live da OAB/DF traz depoimento sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama

“A campanha do Outubro Rosa salvou a minha vida”, contou Valquíria Durães, advogada especialista em direito tributário e direito do consumidor, sobre como foi superar o câncer de mama, em  live “Outubro Rosa: Um novo olhar, cuidado e superação”, promovida pela Comissão da Mulher Advogada em parceria com a Comissão 360°. 

A live, que aconteceu nesta segunda-feira (18), faz parte da “Campanha Outubro Rosa” realizada pela Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) por meio da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF) em parceria com a Comissão da Mulher Advogada. A transmissão aconteceu pelo Instagram da OAB/DF.

A presidente em exercício da OAB/DF, Cristiane Damasceno, fez a apresentação da live, que foi mediada pela secretária-geral adjunta da OAB/DF, Andréa Saboia, e contou com a participação da presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF, Nildete Santana, e da convidada especial, a advogada Valquíria Durães.

Secretária-geral adjunta da OAB/DF, Andréa Saboia

A presidente em exercício da OAB/DF, Cristiane Damasceno, iniciou a live ressaltando a necessidade de uma iniciativa como a do Outubro Rosa para as mulheres. “É um mês que para nós mulheres é simbólico, porque é um mês de luta. Outubro foi escolhido como um símbolo para demonstrar um cuidado especial com a mulher, especialmente em relação ao câncer de mama.” 

Cristiane ainda falou sobre a importância da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF) para as advogadas e familiares no combate ao câncer de mama, além dos diversos outros projetos, que visam o bem-estar dos advogados, advogadas e familiares. “Nossa CAADF, sempre de forma muito zelosa, disponibilizou para as advogadas e para suas familiares mamografias de graça. Basta fazer o agendamento na página da CAADF. Estamos tendo uma procura muito relevante desse serviço.” 

Fortalecendo os resultados da conscientização acerca da prevenção e do combate à doença, a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF, Nildete Santana, relembrou as campanhas realizadas pela Comissão para acolher as mulheres. “Em 2019 fizemos uma campanha na rodoviária, distribuindo livretos com os principais cuidados, prevenções e, principalmente, ensinando os direitos das pessoas com câncer. E no ano passado fizemos uma campanha de arrecadação de lenços e doamos para três instituições. Foram mais de mil lenços arrecadados.”

Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF, Nildete Santana

Batalha e vitória

Valquíria Durães contou como começou sua batalha contra o câncer e foi por meio da Campanha Outubro Rosa de 2020 e dos serviços oferecidos pela CAADF que a doença foi diagnosticada precocemente. “A campanha do Outubro Rosa salvou a minha vida.”

Valquíria falou sobre a ressignificação que sua vida teve após o período de sua jornada contra o câncer de mama. “Eu mudei muitas coisas na minha vida, na caminhada da descoberta até a cura do câncer. Hoje eu quero viver como se fosse meu primeiro dia. Eu abri mão de alguns trabalhos que me afastaram da minha família para poder viver.” 

Valquíria hoje é voluntária no Hospital de Base e utiliza do Direito para ajudar outras mulheres. “Quando eu venci o câncer, eu prometi doar o meu cabelo, e foi através dessa doação que eu conheci a Rede de Apoio de Mulheres com Câncer do Hospital de Base, que hoje eu sou voluntária. E diante a todas as mulheres dessa rede eu firmei um compromisso de que eu vou doar quatro horas da minha semana para prestar atendimento jurídico para mulheres com câncer de mama.”

Valquíria Durães, advogada especialista em direito tributário e direito do consumidor

E com gratidão, Valquíria ressalta o trabalho que a OAB/DF, a Caixa de Assistência e a Comissão da Mulher Advogada fizeram.Literalmente salvaram minha vida. Hoje eu posso dizer que eu estou curada do câncer de mama. O câncer não foi o fim de tudo, foi o início de uma nova vida para mim”, encerrou Valquíria ressaltando a necessidade da prevenção, do cuidado e do tratamento contra o câncer de mama.

Exame de mamografia CAADF

Para saber mais sobre o exame de mamografia disponibilizado pela Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal clique aqui.

Confira aqui a live na íntegra.

Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Esther Caldas)

Comunicação OAB/DF


Fique Informado

Fale Conosco


SEPN 516 Bloco B Lote 7 | Asa Norte | Brasília/DF | 70770-522 - Salas do Advogado

[email protected] - [email protected] - (61)3036-7000

Parceiros: