Livro marca as comemorações do Dia Internacional da Mulher

Brasília, 07/03/2012 – Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o procurador federal Judivan Vieira lançará em 8 de março, pela Editora Thesaurus, sua mais recente obra: “A mulher e sua luta épica contra o machismo”. O evento será no restaurante Carpe Diem do Brasília Shopping, a partir das 19 horas. Cada exemplar custa R$ 30,00.

O livro é fruto de 5 anos de pesquisa e da constatação de que o machismo não tem fronteiras: desde o império egípcio até o ainda vigente império norte-americano, sem desprezar a visão chinesa do “Dragão“ que se avizinha. Também investiga as visões espanhola, portuguesa e africana como introito da formação da mulher latino-americana, demonstrando a nociva influência do machismo na música e na literatura brasileira, para culminar com as perspectivas futuras de uma relação simétrica entre homens e mulheres. Impossível não perceber que o autor é feminista, amante da liberdade da mulher e crente que o mundo será melhor na medida exata em que ela alcança proeminência social.

Segundo o autor, “a ideia surgiu da leitura do livro ‘Matrimônio Incaico’, de Rabinovich-Berkman: por que não investigar o papel da mulher nos impérios mundiais, de modo que o leitor possa acompanhar de forma linear sua luta épica contra o machismo? Mas, pensando bem, além disso, a primeira motivação que tive para escrever o livro foi minha mãe. Cresci me perguntando como uma mulher pobre, nascida no Nordeste brasileiro, onde o machismo era tão evidente, tinha forças para lutar e vencer tanto preconceito.

A linha do livro é histórico-jurídica, e a obra está dividida em capítulos que representam indagações, relatos e constatações históricas. Ao final, o autor traça uma perspectiva confiante para o futuro porque crê “que esse caminho de luta épica da mulher não é mais uma semente lançada na terra. Já estamos na fase da colheita”.

Fonte: Editora Thesaurus