Mais de 1 mil são vacinados contra o vírus Influenza no 1º dia da campanha de vacinação da CAADF

Em sistema drive thru, na garagem do edifício sede da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), na 516 Norte, teve início, nesta manhã (5), a campanha Vacinação Fora da Caixa 2021 contra o vírus Influenza, atendendo 1.025 mil profissionais da advocacia do Distrito Federal e seus familiares.

Até sexta-feira (9/4), das 10h30 às 17h30, nesse mesmo esquema, continuarão sendo aplicadas doses da vacina, que é recomendada para adultos sem limite de idade e crianças a partir de 3 anos. Essa vacina previne a infecção pelo vírus Influenza (causador da gripe) e é do tipo tetravalente.

“A maior campanha de todos os tempos”

Délio Lins e Silva Jr., presidente da OAB/DF, destaca que esta é a maior campanha de vacinação da história da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF). “São 10 mil doses da vacina para advogados e familiares. Começa esta semana na nossa sede. Nas próximas semanas, teremos vacinação nas Subseções”, disse. O calendário será divulgado em breve.

O secretário-geral da OAB/DF, Márcio de Souza Oliveira, tomou a vacina neste primeiro dia. Estava feliz: “A Seccional jamais esteve tão engajada, como agora a atual gestão está, para preservar a saúde dos colegas advogados e familiares”. Segundo ele, o trabalho é diuturno para fazer chegar a todos uma campanha de vacinação a custo zero para os advogados e familiares. “Isso demonstra o respeito com as anuidades pagas e a ação prática para a preservação da saúde e da vida em um momento tão triste como o que atravessamos de pandemia, com tantas perdas acontecendo”, pontuou.

“Diante do quadro de pandemia atual, a vacina antigripal (H1N1) também é importante, afinal, evitar fragilidade de saúde é indispensável para mantermos nosso status imunológico”, destacou o presidente da CAADF, Eduardo Uchôa Athayde.

A FILA

A fila de carros iniciada de manhã foi contínua, mas o atendimento rápido e elogiado. Roberto Rondon (foto) e o filho Pedro, de 6 anos, já estão vacinados. “Tenho 44 anos de idade. Faz anos que sempre me vacino contra a gripe, mas esta é a primeira vez pela campanha da CAADF porque sou formado recentemente, há dois anos apenas. No ano passado, não observei a campanha. Agora, estava atento e tomei.”

Roberto está planejando levar o pai para tomar a vacina contra a gripe. Explicou que só vai aguardar mais um pouco porque eles tomaram a vacina da Covid-19 recentemente. A mulher de Roberto, a advogada Marlla Mendes, presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo no CFOAB, também deve se vacinar e quer levar a mãe, tão logo possa, pois ela tomou vacina da Covid-19 também por esses dias.

CUIDADOS

Para adultos que receberam a vacina da COVID-19, é recomendável respeitar o intervalo de 14 dias para a vacina tetravalente. Da mesma forma, para aqueles que receberam a vacina da influenza, também é indicado o intervalo de 14 dias para a vacina da COVID-19.

“Eu acho que é importantíssimo a OAB/DF realizar a campanha atual. É uma iniciativa de altíssima relevância socialmente, pois quanto mais pessoas forem vacinadas contra a gripe melhor”, opinou Roberto Rondon. Para ele, estamos atravessando tempos em que a “solidariedade conta muito”.

A VACINA

A vacina antigripal age estimulando o organismo a desenvolver sua própria proteção contra o vírus Influenza, causador da gripe. A proteção é obtida em 2 a 3 semanas após a aplicação e pode durar de 6 a 12 meses. Em 2020, foram imunizados(as) 7.000 advogados(as) e dependentes na campanha de vacinação da CAADF. Para 2021, a meta é a imunização de 10.000 advogados(as) e dependentes durante o mês de abril. “A vacinação é fundamental para garantir proteção à toda sociedade, evitando demandas de leitos nesse momento em que há escassez”, ressaltou o Presidente Eduardo.

Em sua formulação, a vacina tetravalente contém proteínas de quatro cepas do vírus Influenza, definidos ano a ano conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). São eles: A/Victoria/2570/2019 (H1N1)pdm09; A/Hong Kong/2617/2019 (H3N2); B/Washington/02/2019 (Victoria); B/Phuket/3073/2013 (Yamagata).

SERVIÇO DE VACINAÇÃO ANTIGRIPAL TETRAVALENTE
Data: 5 a 9 de abril
Horário: 10h30 às 17h30
Drive thru: Garagem do edifício Sede da OAB/DF (516 Norte)
Público-alvo: advocacia do DF e parentes de 1º grau (pai, mãe, filhos(as) e cônjuges)
Faixa etária: adultos de qualquer idade e crianças a partir dos 3 anos

Fotos: Valter Zica/ Exceto foto de Délio: Alexandre Mota

Comunicação OAB/DF com informações da CAADF