Mês da mulher: Subseção de Taguatinga promove debate sobre os desafios da mulher na advocacia

Com objetivo contribuir para o fortalecimento e luta pelos direitos das mulheres na sociedade e na advocacia, a Subseção de Taguatinga da Seccional Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), promoveu nesta quinta-feira (09/03) um debate sobre a advocacia feminina. 

O evento contou com a presença da presidente da Comissão da Mulher Advogada do Conselho Federal, Cristiane Damasceno, a vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana e a secretária-geral adjunta da OAB/DF, Roberta Queiroz, que debateram sobre os desafio da mulher na advocacia.  

Durante o debate, as participantes abordaram temas como a inclusão no mercado de trabalho, a importância de conhecer seus clientes para ser uma advogada de sucesso, tendo em mente a “coragem” para enfrentar todos os obstáculos que a mulher advogada enfrenta diariamente. 

A vice-presidente da Subseção de Taguatinga, Marescka Morena, enfatizou que o evento foi realizado para dar visibilidade às questões relacionadas à advocacia feminina.“A participação das mulheres advogadas no sistema OAB é de extrema importância e tem sido fundamental para os avanços nas ações que envolvem temáticas femininas na sociedade. A luta por igualdade de gênero e equidade é uma pauta relevante em diversas áreas, inclusive no âmbito jurídico,” apontou.

Marescka Morena, vice-presidente da Subseção de Taguatinga

Cristiane Damasceno, presidente da Comissão da Mulher Advogada do Conselho Federal, ressaltou a importância da “coragem” para superar os desafios da advocacia, especialmente para as mulheres advogadas. “Ter coragem é fundamental para enfrentar os desafios da advocacia, especialmente para as mulheres advogadas que muitas vezes precisam superar barreiras e preconceitos para praticarem suas profissões com excelência,” expressou a advogada.

Cristiane Damasceno, presidente da Comissão da Mulher Advogada do Conselho Federal

Da mesma forma, Cristiane encorajou as mulheres advogadas a se manterem firmes e determinadas em sua jornada, buscando sempre a excelência na profissão com ética e responsabilidade. “Apesar dos desafios, as mulheres advogadas têm um papel fundamental. Por isso, é importante que vocês sejam perseverantes e corajosas em suas trajetórias, sempre se apoiando e lutando por um mercado de trabalho mais justo.”

Já a vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, em sua fala, destacou que dos principais desafios enfrentados ao se ver como advogada “é a busca pela excelência na profissão, que requer muita dedicação, estudo e aprimoramento constante,” afirmou a vice-presidente.

Lenda Tariana, vice-presidente da OAB/DF

Além disso, Lenda enfatizou a importância de uma postura empreendedora e estratégica por parte das mulheres presentes no bate-papo, destacando que é essencial acompanhar as mudanças em geral para oferecer um serviço cada vez mais completo e atualizado ao mercado.“É essencial que acompanhemos as mudanças em geral, para podermos oferecer um serviço cada vez mais completo e atualizado para nosso mercado.’

Roberta Queiroz, secretária-geral adjunta da OAB/DF, Roberta Queiroz

Ao final da conversa, a secretária-geral adjunta da OAB/DF, Roberta Queiroz, mencionou o quão crucial é estar disponível para enfrentar todos os desafios que possam surgir na carreira da mulher advogada. ‘É importante estarmos abertas às mudanças e às incertezas do futuro e da advocacia. Temos que ser capazes de nos adaptar e nos reinventar sempre. Valorizar a caminhada, as pessoas que apoiam e estar disponível para enfrentar qualquer desafio é a postura que leva ao sucesso” concluiu Roberta.

Homenagem

Durante a palestra, foi realizada uma homenagem especial a três mulheres que se destacaram de maneira notável após os eventos do dia 8 de janeiro: Andrielle Bernardes Lima, Fernanda Rodrigues de Oliveira Silva e Tailandia Santos de Almeida.

Andrielle Bernardes Lima, Tailandia Santos de Almeida e Fernanda Rodrigues de Oliveira Silva

Flávio Fonseca, presidente da Subsecção de Taguatinga, enfatizou a importância das mulheres homenageadas, afirmando que “essas mulheres são um exemplo de coragem e perseverança, e merecem todo o nosso reconhecimento e admiração. Estamos orgulhosos de ter mulheres tão inspiradoras em nossa comunidade em Taguatinga. Continuaremos apoiando e incentivando a participação feminina,” comemorou.

Fotos: Roberto Rodrigues

Comunicação OAB/DF — Jornalismo