Migalhas: “A advocacia apoia eleições democráticas”, artigo de Délio Lins e Silva Jr.

A Ordem adotou ao programa permanente de enfrentamento à desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral, adotado pelo TSE para coibir os efeitos das fake news durante o período eleitoral.

A OAB é uma das instituições protagonistas nas próximas eleições, atuando para que tudo transcorra em consonância com o propósito de construir uma sociedade livre, justa e solidária (art. 3º, I, da CF/88). Somos apartidários, mas participantes.

Estamos trabalhando, desde a Nacional, passando pela seccionais, em campanhas educativas, em observatórios das eleições, pela pluralidade de ideias, contra a violência política.

Lembro que, no DF, passo essencial para reafirmar o papel da Ordem, foi estabelecermos o afastamento de membros que concorrem a cargos políticos neste período eleitoral. Ali buscamos a isenção no sentido de “livre”, “desembaraçado” de envolvimento ou favorecimento a esta ou àquela candidatura e reafirmamos o “querer” eleições democráticas.

Desse modo, aderimos ao programa permanente de enfrentamento à desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral, adotado pelo TSE para coibir os efeitos das fake news durante o período eleitoral. Reforçamos a confiança no processo eleitoral em entrevistas, artigos, publicações, dando visibilidade a informações úteis e que são de interesse público. Trabalhamos em ações para apoiar o conhecimento a respeito de candidaturas, como a promoção de sabatinas entre os principais candidatos que disputam o governo do DF. Promovemos a campanha minuto eleitoral em nossos canais de comunicação pública; lançamos o observatório eleitoral das candidaturas negras e femininas.

Agora, estamos acompanhando os preparativos e o embarque das urnas que receberão os votos dos eleitores do DF nos 610 locais de votação habilitados.

O fundamental, para nós, da Ordem, é que aqui no DF e em todo o país as eleições transcorram em paz e que o voto consciente seja exercido. Essa é a verdadeira festa da democracia e todos os eleitores estão convidados a participar. Estamos fazendo nossa parte, como advogados, dirigentes da OAB, mas, principalmente, como cidadãos. Boas eleições para todos nós!

Délio Lins e Silva Júnior
Presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Leia o artigo no site do Migalhas clicando aqui.

Comunicação OAB/DF